Açoriano Oriental
Museu do Pico apresenta o filme "O Livreiro de Santiago" de Zeca Medeiro
O Museu do Pico apresentar no Auditório do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, no sábado, o último filme do realizador açoriano Zeca Medeiros "O Livreiro de Santiago".
Museu do Pico apresenta o filme "O Livreiro de Santiago" de Zeca Medeiro

Autor: Ana Carvalho Melo

 

O filme é uma narrativa ficcional baseada na vida e obra do editor corvino Carlos George Nascimento, filho e neto de baleeiros, que saiu da ilha do Corvo para ganhar a vida na caça à baleia aos 20 anos, em 1905. As voltas da história fizeram com que acabasse por comprar uma livraria em Santiago do Chile, que fora de um tio, e dedicar-se à edição. Foi o primeiro editor de Pablo Neruda e a obra Crepusculário foi o primeiro livro do futuro Nobel da Literatura que saiu da Editorial Nascimento.

Carlos George Nascimento é considerado o grande impulsionador da literatura chilena no século XX, tendo publicado, em primeira edição, 32 autores laureados com prémios nacionais chilenos e dois prémios Nobel da Literatura.

Natural de São Miguel, Zeca Medeiros, antigo funcionário da RTP, músico, e realizador de ficções memoráveis como "Mau tempo no canal", "Xailes Negros, "O barco e o sonho" e "Gente feliz com lágrimas", é um dos protagonistas desta narrativa, tal como seu filho, David Medeiros. Amigos de longa data como a atriz Maria do Céu Guerra e os músicos Filipa Pais e Carlos Guerreiro integram o elenco do filme, que conta com a estreia do músico Jorge Palma como ator.

A sessão está prevista para as 21h00 com entrada livre.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados