Açoriano Oriental
Museu da Horta promove percurso interpretativo pela arqueologia do Porto da Horta

A Direção Regional da Cultura, através do Museu da Horta, promove no dia 20 de agosto, pelas 17h00, a realização da 3.ª edição de “Verão Azul”, um circuito interpretativo subordinado ao tema “Debaixo do Mar - Arqueologia de um Porto Atlântico”, orientado por José Bettencourt.

Museu da Horta promove percurso interpretativo pela arqueologia do Porto da Horta

Autor: AO Online/ GA

A visita guiada terá início na Marina da Horta, junto à rosa dos ventos, com duração de uma hora.

Recorda-se que a iniciativa evoca a famosa série espanhola produzida nos anos 80 do século XX, que tinha como alvo o público infantojuvenil, que procurará, numa periodicidade quinzenal, convocar residentes e visitantes para passeios pelo património cultural da cidade, ao final da tarde ou mesmo pela noite dentro, reconvertendo simbolicamente a cidade no museu.

José Bettencourt é Professor Auxiliar na Universidade Nova de Lisboa e Investigador do CHAM (Centro de Humanidades, FCSH/NOVA|UAç).

O professor e investigador, e também autor de mais meia centena de publicações, sobretudo sobre arqueologia marítima e subaquática, é atualmente membro da equipa da Cátedra da UNESCO “O Património Cultural dos Oceanos” e responsável por vários trabalhos de arqueologia desenvolvidos pelo CHAM nos Açores, no continente português em Cabo Verde.

Entre 2008 e 2013, dirigiu os trabalhos de arqueologia de minimização efetuados na Horta, durante a construção do novo terminal portuário.

Os seus temas de investigação dizem respeito, sobretudo, aos navios, portos e navegação no Atlântico de época moderna, tendo interesse também pela gestão e difusão do património cultural subaquático.

Os interessados poderão fazer a sua inscrição até ao dia 19 agosto, através do número de telefone 292 392784 ou do email [email protected].


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados