Museu Carlos Machado encerra exposição "Imagem, Identidade e Turismo"

Museu Carlos Machado encerra exposição "Imagem, Identidade e Turismo"

 

Susete Rodrigues/AO Online   Cultura e Social   11 de Out de 2018, 16:16

A exposição temporária “Imagem, Identidade e Turismo”, patente no Núcleo de Santa Bárbara do Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada, encerra domingo, 14 de outubro.


A mostra foi realizada com base numa recolha de testemunhos escritos, objetos artísticos, artesanais, iconográficos, audiovisuais e de artes decorativas, efetuada no Museu Carlos Machado e junto de outras entidades públicas e privadas, pretende mostrar como, em momentos específicos da história dos séculos XIX e XX nos Açores, as condições sociais, políticas e económicas e, sobretudo, culturais, determinaram as construções patrimoniais e identitárias, e como estas se foram transformando em imagens icónicas potencializadas em contexto da atividade turística.

 

Nesta mostra, valorizam-se, assim, os materiais que testemunham a divulgação dos Açores e, particularmente, de São Miguel desde o final do século XIX até à década de 1970.


Entre os temas em destaque podem encontrar-se a construção do Porto de Ponta Delgada, momento chave da história micaelense e que reforça uma estratégia dos Açores para o desenvolvimento local e a reinserção de São Miguel na cartografia da viagem transatlântica, assim como a visita régia de 1901 e a criação de sociedades locais que fomentaram a divulgação da ilha como destino turístico, como a Sociedade Propagadora de Notícias Micaelenses (primeiro órgão nacional direcionado à promoção institucional do turismo), em 1899, e a Sociedade Terra Nostra, em 1934.


 A curadora da exposição, Catarina Melo Antunes, estará presente no domingo, entre as 14 horas e as 17 horas, para acompanhar as visitas.

 


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.