Açoriano Oriental
Género
Mulheres ganham menos, têm empregos mais vulneráveis e estão mais expostas a violência
As mulheres continuam a ganhar menos do que os homens, 30 por cento em média, têm empregos mais vulneráveis e estão mais expostas à violência, apesar de algum reforço de direitos, segundo a agência da ONU para as Mulheres.

Autor: Lusa/AO online
“A igualdade total exige que as mulheres se tornem verdadeiramente iguais aos homens à luz da lei – nas suas casas, na sua vida laboral e na esfera pública”, disse hoje a diretora da agência da ONU para as Mulheres (UN Women), Michelle Bachelet, e subsecretária geral das Nações Unidas.

Bachelet, ex-presidente do Chile, presidiu esta manhã em Nova Iorque à apresentação do primeiro relatório da recém-criada agência, “Progressos para as Mulheres do Mundo: Em Busca de Justiça”, cujas conclusões considerou um “poderoso apelo à ação”.

O relatório conclui que “a descriminação e a injustiça de género continuam a prevalecer em todo o mundo”, e que o reforço dos direitos das Mulheres muitas vezes não tem tradução, devido a práticas culturais e religiosas adversas.

Apesar de a violência doméstica estar banida por lei em 125 países, 603 milhões de mulheres em todo o mundo vivem em países onde esta não é considerada um crime, aponta.

Quanto a violação conjugal, em 2011 estava criminalizada em apenas 52 países, expondo 2,6 mil milhões de mulheres em todo o mundo.

Também no âmbito doméstico, os direitos das mulheres são frequentemente restringidos nas famílias, casamentos e divórcio, nomeadamente no acesso a herança de bens, devido a leis baseadas em costumes e religião que coexistem com legislação estatal.

O relatório detalha ainda casos de desigualdade profissional, sobretudo o facto de as mulheres ganharem em média 30 por cento menos do que os homens em muitos países, apesar da disseminação de legislação sobre igualdade de rendimentos.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.