Açoriano Oriental
Mudança da Bandeira do Divino Espírito Santo junta centenas em Ponta Delgada

Largas centenas de pessoas assistiram na noite de sábado à Mudança da Bandeira do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada do Centro Municipal de Cultura para os Paços do Concelho. A Massa sovada de São José venceu o concurso que contou com 21 bolos candidatos.

Mudança da Bandeira do Divino Espírito Santo junta centenas em Ponta Delgada

Autor: AO Online

A Mudança é um dos momentos mais importantes destas festas organizadas pela Câmara Municipal há 16 anos, contando este ano, e como habitualmente, com a participação da Banda Minerva dos Ginetes e dos vários agrupamentos de escuteiros, estes últimos imprescindíveis na preparação destas festividades religiosas e profanas que já se transformaram num evento âncora de grande relevância para o concelho de Ponta Delgada em particular e para a ilha de São Miguel em geral.

O Presidente da Câmara de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, trouxe a Bandeira até ao Quarto do Espírito Santo, criado mais uma vez de raiz por Durval Viveiros, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

À chegada da Bandeira ao edifício da Câmara, a Banda Minerva tocou o hino do Espírito Santo, na Praça do Município, local onde também se realizou o já habitual desfile da Charanga dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada.

As largas centenas de pessoas que se concentravam na Praça do Município a aguardar a chegada da Bandeira começaram a dirigir-se ao Quarto do Espírito Santo onde estão representadas as 24 freguesias e os inúmeros Impérios do concelho, através de 76 coroas e 89 bandeiras que integram a coroação de domingo.

No edifício dos Paços do Concelho, decorreu o já tradicional concurso de massa sovada, que teve como juízes membros da Confraria de Gastrónomos dos Açores. Foram submetidos a concurso 21 bolos e a massa vencedora foi a da freguesia de São José. A segunda classificada foi apresentada pela Fajã de Baixo e a terceira de Santa Clara.

Todos os momentos desta sexta-feira da XVI edição das Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada contaram com a presença de milhares de pessoas, entre as quais muitos emigrantes e turistas.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados