Hélio Lopes, da coordenação nacional do movimento que no ano passado promoveu a primeira Semana Nacional da Reflorestação, explicou que não foram dadas indicações específicas para as acções a desenvolver pelos participantes, sendo os grandes objectivos motivar e sensibilizar os cidadãos sob os lemas “vamos plantar hortas, pomares e jardins” e “plantar é colher o que é nosso”.
“Seria muito difícil estar a estabelecer uma grelha de acções O que podemos fazer é dar a conhecer o movimento, convidar a aderir e é nesta partilha de valores e experiências que vamos desenvolvendo a nossa rede. Esta iniciativa é mais conceptual, mais abrangente”, disse, sublinhando, contudo, que várias quintas biológicas do país vão estar abertas para visitas e actividades como plantações e provas.
Além disso, no dia 19, o movimento e a associação Agrobio vão assinalar o lançamento da Semana da Primavera Biológica no Jardim de Algés (concelho de Oeiras), onde haverá mini-workshops sobre horticultura familiar, um mercado de frescos de produtores biológicos e uma mostra de sementes.
Em simultâneo, estarão a decorrer mercados Agrobio em Aveiro, Cascais e Oeiras. Em todos eles é possível inscrever-se nas actividades previstas para as quintas.
A divulgação das experiências do Plantar Portugal é feita na Internet (www.plantarportugal.org), onde os interessados podem registar-se como aderentes.
Plantar Portugal
Movimento cívico promove Semana da Primavera Biológica
Escolas, organizações e municípios vão associar-se, entre os dias 21 e 27, à Semana da Primavera Biológica, iniciativa com que o movimento cívico Plantar Portugal quer impulsionar a agricultura biológica e a criação de hortas comunitárias.
Autor: Lusa/AO online
