Açoriano Oriental
Covid-19
Movimento angaria fundos para comprar material hospitalar nos Açores

O movimento "Todos pelos Açores" está a angariar fundos para comprar material médico para a região face à pandemia de Covid-19, tendo já recolhido mais de cinco mil euros para a aquisição de ventiladores, disse a organização.

Movimento angaria fundos para comprar material hospitalar nos Açores

Autor: Lusa/AO Online

"A primeira necessidade são oito ventiladores. Os oito ventiladores já estão encomendados, já saíram de Espanha, contamos recebê-los na próxima semana e serão distribuídos conforme as necessidades dos três hospitais", avançou à agência Lusa um dos organizadores do movimento, João Almeida.

A encomenda dos ventiladores foi assegurada pela empresa Farmaçor, mas João Almeida frisou que os equipamentos "ainda não estão completamente pagos", pelo que o movimento vai contactar várias entidades face ao momento de "urgência".

"Queremos divulgar o projeto, vamos contactar as empresas, vamos contactar a diáspora, vamos fazer contactos diretos com empresários, vamos a todo o lado. O momento é de urgência", destacou.

A aquisição dos ventiladores insere-se na primeira fase das iniciativas do movimento, que irá também recolher fundos para a compra de outros equipamentos hospitalares.

"Após esta primeira fase, nós já temos a listagem oficial das necessidades emergentes das unidades de saúde e dos três hospitais, bem como do Serviço Regional de Proteção Civil, tanto material hospitalar - como monitores de sinais vitais - como de proteção individual", assinalou.

O movimento encontra-se em "contacto direto" com a Secretaria Regional da Saúde e criou uma "rede de contactos" com vários profissionais de saúde para "validar" os materiais que pretendem adquirir.

O "Todos pelos Açores" é liderado por João Almeida, André Delmar e Duarte Viveiros, este último médico no Hospital Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada.

"Este movimento nasceu do Duarte Viveiros, médico no Hospital Divino Espírito Santo, tendo em conta a perceção no local das necessidades reais do Serviço Regional de Saúde e a preocupação, tanto com a população como pelos profissionais de saúde, devido ao que aí vêm", frisou João Almeida.

Qualquer pessoa pode participar na angariação de fundos através da página gofundme.com/f/ventiladores-para-os-acores.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados