Açoriano Oriental
Mostra "Símbolos Identitários dos Romeiros I - Bordões e Cevadeiras"
O Auditório Municipal da Povoação acolhe, até 2 de fevereiro, a Exposição Itinerante "Símbolos Identitários dos Romeiros I
Mostra "Símbolos Identitários dos Romeiros I - Bordões e Cevadeiras"

Autor: Ana Carvalho Melo

Na abertura da exposição, o mestre do rancho de romeiros da Vila da Povoação, José Daniel  fez referência ao seu percurso de vida enquanto romeiro. “É através das romarias que conseguimos partilhas e testemunhos muito bonitos por toda a nossa ilha”, afirma o mestre do rancho de romeiros da Vila Povoação. José Daniel acrescentou que a paróquia de Nossa Senhora Mãe de Deus é a que recebe mais irmãos para pernoitar no concelho e salienta que a tradição deve ser mantida e passada às gerações mais novas para que esta não se perca.

Já o presidente do grupo coordenador dos romeiros da ilha de São Miguel, João Carlos Barbosa, na Sessão de abertura da exposição, referiu que está empenhado em criar um espaço para os romeiros – A Casa do Romeiro.

O presidente da Câmara Municipal da Povoação, Pedro Melo, mostrou o seu agrado aos presentes por receber esta exposição no concelho. “Felicitamos os responsáveis por esta iniciativa de partilhar por todos os concelhos da ilha, estes aspetos da indumentária dos romeiros, reconhecendo a sua importância não só a nível religioso mas também social e culturalmente. A simbologia associada a estes objetos remetem-nos para a importância que as romarias têm vindo assumir, relativamente à identidade da fé, costumes e tradição de um povo”, afirmou Pedro Melo.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados