Investigação

Molécula com propriedades farmacológicas descoberta no mar dos Açores

Lusa / AO online   Regional   7 de Abr de 2010, 18:20

Uma nova molécula com propriedades farmacêuticas foi descoberta em animais que vivem no mar dos Açores por uma equipa internacional de cientistas que integram investigadores portugueses, anunciou esta quarta-feira o Instituto Português de Malacologia.
“O mar, como fonte de substâncias naturais para uso humano, ainda nos traz muitas surpresas, mesmo quando olhamos para espécies relativamente comuns e em áreas muito humanizadas onde estas espécies existem em abundância”, afirmou Gonçalo Calado, investigador do Instituto Português de Malacologia.

A molécula, denominada ‘Tambjamina k’, apresenta propriedades farmacológicas, nomeadamente anti-tumorais e antimicrobianas

Esta nova molécula foi descoberta num molusco nudibrânquio da espécie ‘Tambja ceutae’, um invertebrado marinho que foi capturado a baixa profundidade em diversos locais do mar dos Açores e posteriormente estudado num laboratório em Itália.

Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.