Açoriano Oriental
Ministro das finanças grego confiante em acordo "rápido" com Eurogrupo
O ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis, afirmou hoje, em Madrid, que está confiante de que rapidamente se alcançará um acordo no seio da União Europeia para resolver a crise da dívida grega.
Ministro das finanças grego confiante em acordo "rápido" com Eurogrupo

Autor: Lusa/AO Online

Varoufakis, que falava após uma reunião com o ministro da Economia espanhol, Luis de Guindos (que não falou à imprensa no final do encontro), disse que o encontro decorreu "em perfeita harmonia" e com "uma linguagem comum". Varoufakis sublinhou, aliás, que este também foi o tom das reuniões que manteve anteriormente, em Roma, Paris e em Bruxelas.

O ministro grego das Finanças tem afirmado nos últimos meses que os governos de Espanha e de Portugal têm sido os mais agressivos para com o novo governo grego, eleito no início do ano, que rejeita a ‘troika’ e defende uma renegociação da dívida grega.

Entretanto, Varoufakis deixou de liderar a equipa de negociação grega com os parceiros europeus.

Hoje, Varoufakis mostrou-se confiante de que o encontro com o ministro espanhol possa resultar em avanços nas negociações com o Eurogrupo, na próxima segunda-feira, em Bruxelas. Nessa reunião do Eurogrupo deverão ser abordadas as negociações sobre a extensão do último resgate à Grécia.

Varoufakis disse ainda que tem a esperança que o encontro de hoje "represente mais um passo na direção certa, que é a resolução da crise financeira grega".

O ministro grego, que fez uma declaração à imprensa mas escusou-se a responder a perguntas, declarou que a Grécia e a Espanha partilham um interesse comum: encontrar uma solução para o problema da Grécia.

"A Espanha e a Grécia têm claramente os mesmos interesses […] sendo que os mais prementes são a resolução da atual crise de liquidez", para que a Grécia "deixe de ser um problema" e que se "abra uma nova era" sem dúvidas quanto a uma "fragmentação da eurozona", disse o ministro grego.

Assim, defendeu "uma nova era marcada pela consolidação da união monetária e pela criação de circunstâncias económicas que permitam ao núcleo e à periferia [da UE], ao norte e ao sul, ao leste e ao oeste, olhar em frente, para criar um mundo de prosperidade partilhada entre todos".

Varoufakis acrescentou que Luis de Guindos lhe "reiterou a sua determinação de que a Espanha estenderá a mão para ajudar a criar as circunstâncias que permitam alcançar esta ideia".

 

Adiantou também que discutiu com o ministro da economia espanhol várias "questões técnicas", que não especificou.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados