Açoriano Oriental
Ministra do Mar diz que tecnologias poderão criar nova fileira de negócio
A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, sublinhou hoje a importância da aposta na ciência e tecnologia do mar, alertando que as tecnologias poderão criar uma nova fileira de negócio e novas empresas em áreas como a construção naval.
Ministra do Mar diz que tecnologias poderão criar nova fileira de negócio

Autor: Lusa/AO Online

 

"As novas tecnologias poderão criar uma nova fileira de negócio, o que poderá originar novas empresas ou a reconversão de existentes, como por exemplo a construção naval, que poderão diversificar o seu negócio para a construção de equipamentos subaquáticos de exploração e prospeção ou de produção energética", disse Ana Paula Vitorino.

A governante portuguesa falava no Encontro Internacional dos Oceanos 'Oceans Meeting 2016', promovido pelo Ministério do Mar, que hoje termina em Lisboa.

Ana Paula Vitorina afirmou que um dos desafios que Portugal se colocou foi o da economia [do mar], quer no desenvolvimento das atividades económicas tradicionais, quer na aposta na aceleração empresarial de atividades ligadas, por exemplo, às energias renováveis ‘offshore' e biotecnologias ou no reforço da centralidade euro-atlântica do ponto de vista portuário e logístico.

"As atividades emergentes da economia do mar são geradores de alto valor acrescentado, que por si só podem formar uma nova fileira tecnológica inovadora da robótica e automação submarinas, alavancando outras indústrias", disse.

Além da ministra do Mar, a sessão de abertura do evento contou com a presença do primeiro-ministro, António Costa, e do presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, que durante a sua intervenção classificou Lisboa como a "capital do Atlântico".

O evento é promovido pelo Ministério do Mar e reúne mais de 50 delegações compostas por representantes de alto nível governamental, mas também cientistas de referência internacional no conhecimento dos oceanos.

As delegações integram ainda altos quadros de sete organizações internacionais - Organização das Nações Unidas (ONU), Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), Organização Marítima Internacional (IMO), Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA - UNEP), Conselho Internacional para a Exploração do Mar (CIEM - ICES), Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB).

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados