Açoriano Oriental
Ministério da Defesa acusado de “má-fé” com pescadores açorianos

Ministério Público afecto ao Tribunal Central Administrativo Sul pronunciou-se a favor dos pescadores no processo judicial que os opõe ao Ministério da Defesa, respeitante à fiscalização dos mares açorianos. O MP representa o Estado mas imputa a ele, neste caso, “litigância de má fé”

Ministério da Defesa acusado de “má-fé” com pescadores açorianos

Autor: Paulo Faustino
As associações de pesca açorianas voltaram a vencer mais um ‘duelo’ em tribunal com o Ministério da Defesa Nacional (MDN), acusado de ter negligenciado a fiscalização das frotas pesqueiras nas águas da Zona Económica Exclusiva (ZEE) dos Açores, entre as 100 e 200 milhas, nos anos de 2002 a 2004. Em Setembro de 2009, o MDN já tinha sido condenado pelo Tribunal Administrativo de Ponta Delgada a pagar uma indemnização aos profissionais da pesca por não ter assegurado a fiscalização da ZEE, contribuindo assim para a delapidação dos recursos marinhos por parte de frotas exteriores ao arquipélago.

Agora, o Ministério Público (MP) afecto ao Tribunal Central Administrativo Sul (TCAS) pronunciou-se favoravelmente aos pescadores relativamente ao recurso interposto pelo MDN.

Leia esta notícia na íntegra no jornal Açoriano Oriental de Domingo,
Dia 24 de Janeiro de 2010

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados