Açoriano Oriental
Milhares de pessoas protestam na Polónia contra governo conservador

Milhares de polacos protestam hoje em Varsóvia contra o governo do partido conservador Lei e Justiça, que aprovou reformas polémicas do Tribunal Constitucional e dos meios de comunicação públicos, medidas criticadas pela União Europeia (UE).

Milhares de pessoas protestam na Polónia contra governo conservador

Autor: Lusa/AO online

A manifestação designada como "Marcha pela Liberdade" foi organizada pelos principais partidos da oposição liberal, Plataforma Liberal e Nowoczesna e ainda pelo movimento Comité pela Democracia.

"Hoje vamos demonstrar que estamos unidos e que somos muitos", disse Grzegorz Schetyna, líder da Plataforma Liberal e um dos dirigentes do protesto, pedindo a participação popular na marcha para "defender o Estado de Direito, a independência das instituições e eleições livres".

Os manifestantes gritaram 'slogans" em defesa da liberdade de expressão, da independência da justiça e do Tribunal Constitucional, mas também em apoio aos direitos das mulheres face à possibilidade de restrições no acesso ao aborto.

Espera-se que o protesto junte pelo menos 50.000 participantes. Esta é a terceira grande manifestação organizada pela oposição liberal polaca, que há dois anos reuniu 240 mil pessoas em Varsóvia em defesa da Europa.

O Lei e Justiça, uma força populista e eurocética, ganhou as eleições de outubro de 2015 com maioria absoluta.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados