Açoriano Oriental
Milhares de manifestantes protestam contra iminente acordo comercial entre Taiwan e China
Dezenas de milhares de manifestantes encheram hoje as ruas de Taipe para protestar contra a iminente assinatura de um acordo comercial entre Taiwan e a China, por entenderem que vai aumentar o controlo de Pequim sobre a ilha.
Milhares de manifestantes protestam contra iminente acordo comercial entre Taiwan e China

Autor: Lusa

Os manifestantes reuniram-se no centro da capital do país seguindo o apelo do Partido Democrático Progressista (DPP pró-independência), marchando e cantando "Save Taiwan!" (Salvem Taiwan) ou Contra ECFA!", em referência ao Acordo-Quadro de Cooperação Econômica (ECFA), que deverá ser assinado por Pequim e Taipe na terça feira.

A organização adianta que a manifestação juntou cerca de cem mil pessoas, enquanto os números da polícia apontam para 32 000.

Mais de dois mil polícias foram mobilizados para garantir a segurança do protesto, organizado antes da partida para a China do emissário de Taiwan, Chiang Pin-kung.

O acordo entre os dois países deverá estabelecer tarifas preferenciais para 539 categorias de produtos de Taiwan, e o governo do país garante que este irá estimular o crescimento económico e o emprego.

Os opositores encaram o acordo como um primeiro passo para a reunificação entre Pequim e Taipe, e consideram que o texto vai reforçar a influência da China sobre a ilha, soberana desde 1948, mas que a China encara como parte integrante do seu território.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados