Açoriano Oriental
Miguel Albuquerque quer estreitar laços com os Açores
O presidente da Comissão Politica Regional do PSD-Madeira, Miguel Albuquerque, disse hoje que a Região quer estreitar os seus laços com a Região Autónoma dos Açores por questões estruturais, históricas e de interesse comum.
Miguel Albuquerque quer estreitar laços com os Açores

Autor: Lusa/AO Online

Miguel Albuquerque fez esta observação no final de um encontro com o seu homólogo açoriano, Duarte Freitas, realizado na sede do PSD-M, tendo este sido o primeiro encontro institucional a nível partidário do novo líder dos sociais-democratas madeirenses.

"A nível institucional é evidente que nós temos que fazer uma aproximação aos Açores por questões estruturais, históricas e de interesses que são comuns e que são prioritários salvaguardar", defendeu.

O presidente do PSD-M equacionou como matérias a desenvolver conjuntamente com os Açores o estatuto de ultraperiferia no âmbito da União Europeia, realçando que estas ilhas [Madeira, Açores, Canárias e os Departamentos Ultramarinos franceses], apesar de serem mais periféricas, dão, contudo, "uma mais-valia fundamental à União Europeia em termos da vertente Atlântica".

"As nossas ilhas têm um grande potencial e precisam tirar vantagens desta realidade", disse.

Para Miguel Albuquerque, "é também importante que a União Europeia olhe para as suas regiões ultraperiféricas como regiões com especificidades próprias, que precisam de apoios muito específicos e que não podem ser tratadas, do ponto de vista económico e político com regiões continentais centrais".

O novo presidente do Governo da Madeira quer ainda desenvolver outras medidas ao nível do mar, da universidade, da economia, do comércio e do turismo.

Revelou ainda que vai tentar que a SATA volte a operar para a Madeira: "Vou tentar, novamente, que a SATA volte a prestar serviços também, aqui, na Região e com a Região".

Miguel Albuquerque manifestou a solidariedade do PSD-M ao líder do PSD Açores, Duarte Freitas, nomeadamente no processo de renovação que está a levar a cabo no partido.

"O Dr. Duarte Freitas, enquanto líder do PSD, está a iniciar um processo de renovação do partido nos Açores, com o rejuvenescimento dos seus quadros, de abertura à sociedade, como nós fizemos, aqui, na Madeira, e que penso que será muito importante num novo quadro politico nos Açores", vaticinou.

O líder do PSD Açores realçou, por seu lado, a vitória de Miguel Albuquerque e a sua estratégia de renovação do partido que disse querer "levar para os Açores".

"Dar uma nota partidária daquilo que representa este sucesso de Miguel Albuquerque no sentido de uma renovação que, eu, próprio, tenho imprimido nos Açores", frisou.

"Esta renovação, aqui, na Madeira, já teve efeitos positivos para o PSD e vai ter certamente para os madeirenses e é também um pouco essa confirmação da validade desta renovação que eu quero sublinhar e levar para os Açores no projeto que estamos a apresentar aos açorianos com um PSD renovado", acrescentou.

Instado se as duas regiões deveriam apresentar, caso o processo seja aberto, um projeto de revisão constitucional conjunto, Duarte Freitas respondeu: "Neste momento estamos, apenas, a analisar aquilo que são as matérias de interesse comum, se virmos que essa é a melhor solução para as duas regiões, saberemos identificar e defender aquilo que é do interesse das duas regiões".

Duarte Freitas encontra-se na Madeira onde, na segunda-feira, esteve presente na tomada de posse do XII Governo Regional, agora presidido por Miguel Albuquerque.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados