Açoriano Oriental
Meteorologia e proteção civil alertam para agitação marítima nas Flores e Corvo
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e a proteção civil dos Açores alertaram para as previsões de agitação marítima nas ilhas das Flores e Corvo, no sábado, com ondas que poderão atingir os seis metros.
Meteorologia e proteção civil alertam para agitação marítima nas Flores e Corvo

Autor: Lusa/AO online

 

Segundo o IPMA, "uma corrente moderada a forte de sul, rodando para noroeste, irá provocar um aumento da agitação marítima" naquelas duas ilhas do grupo ocidental dos Açores, que vão estar sob aviso amarelo da meteorologia (o segundo menos grave numa escala de quatro) entre as 06:00 e as 20:00 de sábado.

As previsões apontam para "agitação marítima", com "altura significativa das ondas de oeste de seis metros, passando a noroeste".

Face a estas previsões, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recorda que "o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, em particular nas zonas mais vulneráveis", recomenda "medidas de autoproteção".

A proteção civil aconselha "a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas" e a "retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento", limpeza dos "sistemas de drenagem" e "a consolidação de telhados, portas e janelas", além de uma "adequada fixação de estruturas soltas".

Aos automobilistas recomenda "especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas" e desaconselha "atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados