Açoriano Oriental
Meteorologia alerta para o perigo dos raios UV em nove regiões
O Instituto de Meteorologia (IM) adverte hoje para índices muito altos de raios Ultra Violeta (UV) em nove regiões de Portugal, aconselhando entre outras medidas a evitar a exposição das crianças ao sol.
Meteorologia alerta para o perigo dos raios UV em nove regiões

Autor: Lusa/AO Online

Os nove locais com índices de raios UV “Muito Altos” são Bragança, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Lisboa, Penhas Douradas, Sines e Viana do Castelo. Santa Cruz, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada registam um nível "Alto".

Para os locais com níveis "Muito Altos", o IM alerta para a necessidade de se utilizar óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, assim como evitar a exposição de crianças ao sol.

Estas indicações dizem respeito às horas mais perigosas, entre as 12:00 e as 16:00.

A Direção Geral de Saúde indica que hoje não há nenhum distrito de Portugal em risco por causa do calor.

As previsões do IM para o continente são de céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se temporariamente muito nublado até ao final da manhã no litoral oeste, com possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco a norte do Cabo da Roca.

Durante a tarde prevê-se um "aumento temporário de nebulosidade no interior.

O vento será em geral fraco (inferior a 20 km/h) de noroeste, soprando moderado (20 a 30 km/h) no litoral oeste a sul do Cabo Carvoeiro, em especial durante a tarde.

Também poderá haver "neblina ou nevoeiro matinal" e está prevista uma pequena subida da temperatura máxima, em especial no interior do país.

Relativamente às temperaturas máximas previstas, o Porto irá registar 25 graus Celsius, Ponta Delgada 26º, Lisboa 27º, enquanto que Funchal e Faro chegarão aos 27º.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados