Açoriano Oriental
Merkel e Hollande dizem-se empenhados em manter Grécia na zona euro
O Presidente francês, François Hollande, afirmou que a Grécia "está na zona euro" e "deve permanecer na zona euro", enquanto o país prossegue as difíceis negociações com as instâncias europeias para o financiamento da sua dívida.
Merkel e Hollande dizem-se empenhados em manter Grécia na zona euro

Autor: Lusa/AO Online

 

“A posição da França é de que tudo seja feito para que do lado grego e do lado europeu possa existir ainda uma coesão mais forte na zona euro”, acrescentou Hollande, durante uma conferência de imprensa conjunta com a chanceler alemã, Angela Merkel, que foi recebida no palácio do Eliseu.

“[A saída do euro] não é aliás a posição do Governo grego. Já o afirmou por diversas vezes”, sublinhou ainda, ao excluir a eventualidade de uma saída da Grécia da zona euro (Grexit).

“Desde que existe um programa para a Grécia, a ação política destina-se a manter Atenas na zona euro”, afirmou, por sua vez, Merkel. “O povo grego fez sacrifícios consideráveis para isso e vamos fazer tudo para prosseguir nesse caminho”, prosseguiu.

No entanto, e segundo Merkel, “existe ainda uma considerável necessidade de melhorar a substância das propostas” para que se consiga obter um acordo no Bundestag, numa referência à obrigatória aprovação pela câmara baixa do parlamento alemão de um programa para a Grécia.

Com a reunião do Eurogrupo de hoje, disse que se “inicia uma fase de concertação intensiva”, acrescentando que espera que “chegue a bom termo”, também através “de uma estreita cooperação entre a França e a Alemanha”.

Esta terceira reunião dos ministros das Finanças da zona euro em menos de dez dias poderá anunciar um acordo sobre o prolongamento do programa de ajuda à Grécia, que termina a 28 de fevereiro.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados