Açoriano Oriental
Mega-iate que já foi de Abramovich atracado na Horta
O mega-iate ‘Le Grand Bleu’, um dos maiores do mundo, que já pertenceu ao milionário russo Roman Abramovich, atracou ao princípio da tarde de terça-feira no Porto da Horta, no Faial, onde permanecerá até sexta-feira.
Mega-iate que já foi de Abramovich atracado na Horta

Autor: Lusa / AO online
 O navio, com 114 metros de comprimento, foi construído na Alemanha em 2000 e pertenceu, entre 2002 e 2006, ao patrão do Chelsea, que depois o ofereceu ao seu amigo Eugene Shvidler, um milionário russo de 44 anos que é considerado o 42º homem mais rico do mundo.

O ‘Le Grand Bleu’, com uma tripulação de 50 pessoas, transporta a bordo outras duas embarcações, um veleiro de 74 pés e uma lancha rápida de 67 pés, dispondo ainda de um heliporto na proa.

O mega-iate, designação que abrange embarcações de recreio com mais de 25 metros de comprimento, chegou à Horta proveniente de St. Peter, na ilha britância de Guernsey, no Canal da Mancha, e seguirá sexta-feira viagem para Fort Lauderdale, na Florida, EUA.

A Marina da Horta recebe anualmente, desde 1999, mais de uma centena de mega-iates, tendo o recorde sido atingido em 2007, com 152 embarcações de recreio deste tipo.

Este ano, a maior marina dos Açores já recebeu mais de uma centena de mega-iates.

A Marina da Horta é a quarta mais movimentada do mundo, sendo apenas ultrapassada por Gibraltar, Trindade e Bermudas.

A localização desta marina, com 300 pontos de amarração, oferece abrigo contra ventos de todas as direcções, o que a torna uma escala quase obrigatória para nas viagens entre os dois lados do Atlântico.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados