Açoriano Oriental
Médicos "perplexos" com caso dos "meninos solares" do Paquistão
O caso de dois irmãos paquistaneses conhecidos como "meninos solares", porque durante o dia levam uma vida normal, mas quando o sol se põe ficam paralisados, está a deixar "perplexos" os médicos daquele país asiático.
Médicos "perplexos" com caso dos "meninos solares" do Paquistão

Autor: Lusa/AO online

 

Shoaib Ahmed e Abdul Rasheed, de nove e 13 anos, jogam críquete, correm e fazem uma vida normal durante o dia, mas sofrem desde o nascimento de uma estranha doença que os paralisa quando o Sol se põe, que os impede de comer, beber e tomar banho.

“É de nascença. Quando o Sol desaparece ficam paralisados. Espero que os meus filhos possam vir a andar à noite”, disse à agência espanhola de notícias Efe Mohamed Hashim, pai as crianças.

Na povoação onde vivem, perto da cidade paquistanesa de Quetta, os vizinhos começaram a chamá-los quase desde a nascença de “meninos solares”.

O caso das crianças chegou à imprensa e os médicos do Instituto de Ciências Médicas do Paquistão ofereceram-se para pagar uma investigação para tratar os rapazes.

No início do mês, as crianças foram internadas no instituto governamental e atualmente desconhece-se quando vão ter alta.

“É um grande desafio. Não entendemos bem a doença. Depois de realizados 300 testes, descobrimos que se os submetermos a neurotransmissores o seu estado melhora à noite”, disse o professor de medicina Javed Akram.

O médico integra uma equipa de 27 investigadores paquistaneses que já enviaram os resultados dos testes a 13 instituições médicas internacionais, como a Clínica Mayo e o Instituto Hopkins, nos Estado Unidos, e o hospital Guys, no Reino Unido.

De acordo com os médicos, todos os indícios apontam para uma doença genética, que afeta os filhos varões e pode dever-se ao facto de os pais serem primos.

“Estamos a explorar a genética da família, do pai, da mãe, do filho de um ano também afetado, das irmãs que não têm sintomas e de familiares próximos, bem como as circunstâncias ambientais, como a água e a terra da povoação onde vivem”, afirmou Akram.

O médico considerou tratar-se de uma nova doença, desconhecida até agora, salientando que em breve se poderá descobrir as suas causas e um possível tratamento.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados