Açoriano Oriental
Mau tempo nos Açores causou prejuízos no valor de 65 ME
O mau tempo que atingiu o arquipélago dos Açores em dezembro causou prejuízos na ordem dos 65 milhões de euros, 50 milhões dos quais nos portos, disse hoje o presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro (PS).
Mau tempo nos Açores causou prejuízos no valor de 65 ME

Autor: Lusa/AO Online

“O Governo Regional estimou em 15 milhões de euros os danos causados pelo mau tempo, excluindo portos. [Ao nível dos] portos, a nossa estimativa é que esse prejuízo se aproxime dos 50 milhões de euros, que só a componente de portos se aproxime desse montante”, disse o governante.

Vasco Cordeiro falava aos jornalistas no final de uma audiência que teve esta manhã com o primeiro-ministro, em Lisboa.

O presidente do Governo Regional dos Açores disse que também acordou com António Costa um “projeto de interesse comum” relacionado com a melhoria das acessibilidades marítimas ao arquipélago.

Segundo o governante, esse projeto implica um “reforço de dotação de fundos comunitários” e permitirá cumprir “a solidariedade nacional, nomeadamente em alguns danos ocorridos em portos” na sequência do mau tempo.

O recurso a fundo comunitários “traduz essa ajuda e ela será muito importante para os Açores”, afirmou.

A 14 de dezembro, numa semana em que o arquipélago esteve sob vários avisos meteorológicos devido sobretudo ao vento e à agitação marítima, o mau tempo nos Açores provocou um morto e só nesse dia a Proteção Civil regional contabilizou 157 incidentes, tendo as operações de socorro envolvido 440 operacionais e 109 viaturas.

Os prejuízos avançados pelo Governo Regional dos Açores na ordem dos 15 milhões de euros resultam da avaliação dos estragos em habitações, escolas, equipamentos culturais e desportivos, rede viária, aeródromos, entre outros.

Além disso, vários portos do arquipélago sofreram danos, incluindo o derrube de parte da cabeça do molhe do porto de Ponta Delgada.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados