Açoriano Oriental
Marcelo Rebelo de Sousa encerra no Porto cerimónias de tomada de posse
O Presidente da República (PR) encerra hoje, no Porto as cerimónias da sua tomada de posse iniciada na quarta-feira, com visitas à Câmara, ao bairro do Cerco e a uma exposição sobre o vereador da Cultura que morreu em novembro.
Marcelo Rebelo de Sousa encerra no Porto cerimónias de tomada de posse

Autor: Lusa/AO Online

Na primeira vez em que um PR estende ao Porto as formalidades ligadas à sua tomada de posse, Marcelo Rebelo de Sousa é recebido oficialmente na Câmara, onde discursa pelas 11:30, vai à Galeria Municipal para ver a exposição “P. - uma homenagem a Paulo Cunha e Silva, por extenso” e assiste a uma exibição de hip hop no bairro do Cerco, onde também visita um centro de dia.

O programa ultrapassa as cinco horas e começa pelas 11:00, com o autarca independente Rui Moreira a receber o novo PR na Praça General Humberto Delgado, junto aos Paços do Concelho, seguindo-se honras militares, cumprimentos ao presidente da Assembleia Municipal do Porto, Miguel Pereira Leite, e uma cerimónia de receção formal no Salão Nobre da autarquia, com um momento musical da Orquestra Juvenil da Bonjóia.

Para as 11:25 está programado um discurso de cinco minutos do presidente da Câmara, Rui Moreira e, depois da intervenção de 15 minutos Marcelo Rebelo de Sousa, os dois vão à varanda da autarquia, com vistas para a Avenida dos Aliados, para fazer os cumprimentos à cidade.

Depois de almoço, pelas 14:30, o novo PR percorre, a pé, um curto trajeto no interior do Palácio de Cristal, entre a Casa do Roseiral e a Biblioteca Almeida Garrett, onde fica a Galeria Municipal.

Neste espaço está, em fase final de montagem, a exposição que inaugura no sábado, dedicada a Paulo Cunha e Silva, o vereador da Cultura que morreu em novembro devido a problemas cardíacos.

O novo PR é esperado pelas 15:30 no bairro municipal do Cerco, na zona oriental da cidade, deslocando-se a pé até ao largo dos Afetos, onde vai visitar um Centro de Dia e assistir a uma exibição do projeto OUPA, resultado de uma residência artística de quatro meses com jovens daquele complexo habitacional.

Liderada pela rapper Capicua, pela psicóloga Gisela Borges, pelo músico André Tentúgal e pelo videasta Vasco Mendes, a iniciativa integra o programa municipal Cultura em Expansão, desenhado por Paulo Cunha e Silva para zonas socialmente fragilizadas da cidade.

Eleito a 24 de janeiro com 52% dos votos, Marcelo Rebelo de Sousa, 67 anos, tomou posse como PR na quarta-feira em Lisboa.

A visita ao Porto encerra as cerimónias da tomada de posse do sucessor de Cavaco Silva em Belém.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados