Açoriano Oriental
Marca Açores atribuída ao produto 1.000
A Marca Açores, criada para associar "os atributos mais distintivos" do arquipélago à produção regional, chegou hoje ao produto 1.000, um dos queijos produzidos na ilha de São Jorge.
Marca Açores atribuída ao produto 1.000

Autor: Lusa/AO Online

 

Na entrega do diploma Marca Açores ao milésimo produto, queijo com 12 meses de cura, na Uniqueijo - União de Cooperativas Agrícolas de Laticínios de São Jorge, nas Velas, o presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, salientou o “movimento crescente” de adesão à iniciativa, significando que as empresas reconhecem que “esta medida é um fator acrescido de competitividade para a sua atividade”.

“A Marca Açores pretende associar e salientar aquilo que de melhor nós temos e que constitui uma inegável mais-valia”, declarou Vasco Cordeiro, adiantando que o facto de este selo ter sido alargado a um conjunto de produtos e serviços noutros domínios que não apenas o agroalimentar “acaba por ter a vantagem de fazer com que mutuamente esses setores beneficiem do esforço que é feito na promoção”.

Na iniciativa, integrada na visita estatutária que o Governo dos Açores está a realizar à ilha de São Jorge, o chefe do executivo regional acrescentou que este trabalho continua a exigir esforço por parte das entidades aderentes, para que a marca “se mantenha como um referencial de qualidade”.

O presidente da Uniqueijo, António Aguiar, explicou que a cooperativa, que no passado enfrentou dificuldades económicas, “em pouco mais de um ano” conseguiu “ultrapassar muitos dos constrangimentos”, apontando a redução de custos financeiros ou a recuperação dos atrasos no pagamento do leite.

António Aguiar destacou, ainda, que “a descida generalizada do preço de litro de leite pago à produção nos Açores, no continente e por toda a Europa foi acompanhada por um aumento do preço de litro de leite pago em São Jorge”, atingindo um preço médio ao litro em quase 28 cêntimos o ano passado.

À Lusa, o responsável acrescentou que a produção de queijo de São Jorge, “internacionalmente reconhecido”, aumentou para três milhões de quilogramas o ano passado.

“Produzimos o ano passado em São Jorge 30 milhões de litros de leite, o que representou três milhões de quilogramas de queijo”, afirmou António Aguiar, salientando “um aumento de 10,1% na produção de queijo na ilha de São Jorge face a 2014”.

Por outro lado, afirmou que a taxa de certificação do queijo de São Jorge que é submetido à câmara de provadores aumentou para 90% no primeiro trimestre deste ano, quando se situava em 50%.

A 30 de janeiro de 2015 o Governo dos Açores lançou a Marca Açores, baseada na natureza, para poder ser utilizada por entidades públicas e privadas para certificação e promoção dos seus produtos.

Com o slogan "Açores: certificado pela natureza", a marca destinava-se, inicialmente, a produtos tradicionais, incluindo o turismo, que se diferenciem "por serem originários de uma região com uma pegada ecológica de elevado valor ambiental".

Um ano depois, em janeiro último, o Governo Regional anunciou o alargamento da Marca Açores a serviços e estabelecimentos.

Já este mês, o Conselho do Governo aprovou uma proposta de decreto legislativo regional que cria o sistema de adesão ao selo da Marca Açores e o seu regime contraordenacional.

Os Açores, com 2,5% do território nacional, produzem cerca de 30% do leite do país e 50% do queijo.

 

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