Açoriano Oriental
Manifestação da CGTP exige melhores salários e condições laborais nos Açores

Cerca de 30 trabalhadores afetos à CGTP-IN manifestaram-se, esta quinta-feira, no exterior da sede da Assembleia Legislativa dos Açores, na cidade da Horta, para exigir melhores salários e melhores condições laborais no arquipélago.

Manifestação da CGTP exige melhores salários e condições laborais nos Açores

Autor: Lusa/AO Online

"É fundamental a reivindicação da CGTP do acréscimo ao salário mínimo nacional de 5% para 7,5%, que aliás, é uma reivindicação que já tem alguns anos, que está mais atual do que nunca", justificou João Decq Mota, dirigente sindical, em declarações aos jornalistas, fora do parlamento açoriano, que esta semana se reúne em plenário.

No entender do sindicalista, é também necessário que a contratação pública possa refletir o aumento dos salários mínimos na própria tabela salarial, "por uma questão de justiça social" e para evitar que os trabalhadores açorianos, na região, "possam a ganhar todos o mesmo".

João Decq Mota lembra também que muitos dos apoios criados na região para compensar os custos da insularidade, estão já "ultrapassados" no arquipélago, necessitando, por isso, de uma atualização.

"Quer o desagravamento fiscal, quer a remuneração complementar, quer o acréscimo ao salário mínimo, quer os outros apoios sociais, fizeram parte de um bolo, que tem a ver com as diferenças salariais, entre a região e o continente português, e os próprios custos de insularidade, e uns são para compensar outros", recordou João Decq Mota.

Representantes da manifestação da CGTP-in foram recebidos por todas as forças políticas com assento parlamentar na Assembleia Legislativa dos Açores (PS, PSD, CDS, Chega, PPM, BE e PAN), à exceção do deputado da Iniciativa Liberal.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados