Açoriano Oriental
Mais oito mil açorianos beneficiam da tarifa social de eletricidade

Mais oito mil pessoas vão beneficiar da tarifa social de eletricidade nos Açores, totalizando 11 mil no arquipélago, anunciou o Governo Regional.



Mais oito mil açorianos beneficiam da tarifa social de eletricidade

Autor: Lusa/AO online


Numa nota de imprensa, o executivo açoriano informa que a Direção Regional da Energia já concluiu "o processo de atribuição automática da tarifa social de fornecimento de energia elétrica e da contribuição para o audiovisual de valor reduzido, com os descontos correspondentes aos novos preços, com efeitos retroativos a 01 de julho de 2016, ou data posterior se o contrato tiver sido registado após esta data".

"Este processo administrativo permitiu regulamentar o acesso automático à tarifa social de eletricidade aos açorianos que cumpram com os requisitos definidos, sem que os potenciais interessados tenham que concorrer à mesma, fazendo com que sejam abrangidos 11 mil clientes, quando atualmente apenas cerca de três mil são abrangidos", adianta.

Segundo a mesma nota, os oito mil novos clientes beneficiários estão agora a ser notificados por carta, com a informação de todo o procedimento, "nomeadamente que deverão receber, até ao final de setembro, uma carta-cheque ou um crédito na conta bancária domiciliada, no caso dos clientes que tenham aderido ao sistema de débito direto".

"O valor ponderado do desconto a considerar para o universo de clientes beneficiários da tarifa social é de cerca de 33%, face aos valores do tarifário normal", acrescenta o Governo Regional.

De acordo com a mesma informação, "são considerados clientes finais economicamente vulneráveis e beneficiários" quem usufrua de complemento solidário para idosos, rendimento social de inserção, subsídio social de desemprego, abono de família, pensão social de invalidez ou pensão social de velhice.

"Os clientes finais de energia elétrica que considerem ser beneficiários e que possam não ter ficado abrangidos no processo de escrutínio em curso podem requerer junto das instituições da Segurança Social ou das Finanças o comprovativo da sua condição de elegibilidade", esclarece a mesma nota, explicando que o documento deve depois ser entregue à Empresa de Eletricidade dos Açores, para que "sejam verificados os respetivos pressupostos para a atribuição da tarifa social".

Em abril, a Direção Regional da Energia tinha estimado que o número de beneficiários da tarifa social de eletricidade pudesse chegar às 16 mil pessoas, após o alargamento da mesma.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados