Açoriano Oriental
Mais de um milhão de britânicos já subscreveu petição para realização de segundo referendo
Mais de um milhão de britânicos já assinaram uma petição ao Parlamento para realizar um segundo referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia (UE), depois da vitória do 'brexit' numa primeira consulta na quinta-feira.

Autor: AO/Lusa

 

Depois da vitória do 'brexit', com 51,9% dos votos, no primeiro referendo na quinta-feira - que deixou o país profundamente dividido -, a página da Câmara dos Comuns na Internet colapsou devido ao elevado número de pessoas que entraram para aderir à proposta.

O texto, proposto por um cidadão que se identificou como William Oliver Healey, pede aos deputados para introduzirem uma norma que force a convocação de um segundo referendo caso a votação pela saída ou permanência na UE esteja abaixo de 60%, com uma participação de 75%.

Numa mensagem na página da Internet, a Câmara dos Comuns sublinha que agora esta petição será debatida, como todas as iniciativas de cidadãos que reúnam mais de 100.000 assinaturas.

A comissão de petições reúne-se na próxima terça-feira, dia em que poderia decidir se aprova o debate sobre este assunto.

Na quinta-feira, 51,9% dos votantes britânicos optaram pela saída do Reino Unido da UE, contra 48,1% que preferia manter-se, numa consulta com uma participação de 72,1% dos eleitores.

O resultado precipitou o anúncio da demissão do primeiro-ministro britânico, o conservador David Cameron, e levou os líderes da União Europeia a pedir ao Reino Unido para iniciar o processo da retirada do bloco comunitário "o mais rapidamente possível.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados