“No período de prorrogação [do prazo de entrega] e até às 16:45 de sexta-feira, foram rececionadas 66.219 declarações Modelo 3 do IRS”, afirmou a mesma fonte.
Do número total de declarações entregues, 44.407 (67 por cento) referem-se a declarações novas (casos em que o contribuinte ainda não tinha entregue a sua declaração de rendimentos), enquanto as restantes 21.812 foram declarações que substituíram outras entregues anteriormente.
No que respeita ao Modelo 22 do IRC, entre quarta e sexta-feira, “foram entregues 28.267 declarações, das quais 18.785 (66,5 por cento) são novas declarações, sendo as restantes 9.482 declarações de substituição”, de acordo com a fonte oficial do Ministério das Finanças.
O prazo para entrega das declarações do IRS para os trabalhadores independentes, do IRC (Modelo 22) e do pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC) de maio terminou na sexta-feira, depois de ter sido prorrogado por três dias.
O Ministério das Finanças decidiu alargar o prazo devido ao "bloqueio do sistema informático", que inviabilizou a entrega de mais de 350 mil declarações de impostos.
O prolongamento do prazo foi reivindicado pelos técnicos oficiais de contas, que alegaram dificuldades no acesso ao sistema informático, e pelo Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI).
