Açoriano Oriental
Mais de 200 mil pessoas visitam anualmente as Reservas Florestais de recreio dos Açores

A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas estima que mais de 200 mil pessoas visitam anualmente quatro das 27 Reservas Florestais de Recreio existentes nos Açores, usufruindo da paisagem e da vertente lúdica que estes espaços de convívio intergeracional possibilitam.


Autor: Ana Carvalho Melo

De acordo com os dados de um inquérito realizado pela primeira vez este ano pela Direção Regional dos Recursos Florestais, durante 15 dias, nos meses de maio e junho, passaram por quatro Reservas Florestais de Recreio localizadas nas ilhas de S. Miguel, Terceira e Faial cerca de 12 mil pessoas, das quais 54% residentes no arquipélago e 44% turistas nacionais e estrangeiros.

A informação recolhida permite fazer uma estimativa do número de visitantes durante o ano de 2017, sendo certo que, tradicionalmente, os meses de maior afluxo são junho, julho, agosto e setembro, existindo um decréscimo de visitantes entre novembro e fevereiro.

A Reserva Florestal de Recreio do Monte Brasil, na Terceira, que ocupa uma área de 63 hectares, surge em destaque neste inquérito, estimando-se que receba 78% do total de visitantes por ano das quatro reservas em análise.

A segunda Reserva Florestal de Recreio com maior procura entre as quatro onde decorreram os inquéritos foi a mata ajardinada do Pinhal da Paz, em S. Miguel, estimando-se que esta Reserva Florestal com 49 hectares receba, ao longo do ano, 15% do total de visitantes.

As Reservas Florestais de Recreio do Capelo, no Faial, e do Cerrado dos Bezerros, em S. Miguel, recebem durante o ano, no conjunto, 7% do total dos visitantes.

As Reservas Florestais de Recreio nos Açores, que ocupam no total mais de 600 hectares, são espaços arborizados que aliam à dimensão paisagística e ambiental a vertente lúdica e de convívio entre diferentes gerações.

Estes espaços, frequentados durante todo o ano, juntam às zonas para churrascos e animais, como pavões e veados, entre outros, circuitos de manutenção física.

A entrada nas 27 Reservas Florestais de Recreio existentes em oito das nove ilhas dos Açores é gratuita, estando estes espaços abertos durante todo o ano, com horários de funcionamento adaptados a cada uma das reservas.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados