Açoriano Oriental
Covid-19
Madeira regista uma morte e 875 novos casos nas últimas 24 horas

A Madeira registou hoje mais uma morte por covid-19, elevando o total de óbitos associados à doença para 158, indicou a Direção Regional de Saúde, que reporta também 875 novos casos e 1.779 recuperações.

Madeira regista uma morte e 875 novos casos nas últimas 24 horas

Autor: Lusa /AO Online

De acordo com a autoridade regional, o óbito é um homem de 59 anos, vacinado contra o SARS-CoV-2, mas com outras doenças.

Em relação aos novos positivos, 19 foram importados e 856 são de transmissão local.

O arquipélago passa contabilizar 56.853 casos confirmados de covid-19 desde o início da pandemia, já com 44.974 recuperados.

A Madeira regista agora 11.721 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2, com 77 doentes internados no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, quatro deles nos cuidados intensivos.

A direção regional informa ainda que 40 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, permanecendo as restantes em alojamento próprio.

No total, há 593 situações que se encontram hoje em apreciação, relacionadas com viajantes identificados no aeroporto, contactos com casos positivos ou outras situações reportadas à linha SRS24 ou provenientes dos vários postos de testagem da região.

Relativamente à vigilância ativa de contactos de casos positivos, 7.001 estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da Madeira e no Porto Santo e 18.203 viajantes estão monitorizados através da aplicação ‘MadeiraSafe’.

Os dados da autoridade regional referentes às últimas 24 horas diferem dos apresentados pela Direção-Geral da Saúde (DGS) que atribui à Madeira 1.005 novos casos, num total de 56.147 reportados desde março de 2020.

A DGS sinaliza também 152 óbitos associadas à doença no arquipélago desde o início da pandemia.

As autoridades da Madeira e dos Açores divulgam diariamente os seus dados relativos à covid-19, que podem não coincidir com a informação do boletim da DGS.

A covid-19 provocou pelo menos 5,58 milhões de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 19.569 pessoas e foram contabilizados 2.221.825 casos de infeção, segundo a última atualização da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

Uma nova variante, a Ómicron, classificada como preocupante e muito contagiosa pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral e, desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta em novembro, tornou-se dominante em vários países, incluindo em Portugal.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados