Lula pede a Obama para estar presente na Cimeira de Copenhaga

Lula pede a  Obama para estar presente na Cimeira de Copenhaga

 

Lusa/AO Online   Internacional   6 de Nov de 2009, 11:28

O Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, vai pedir ao seu homólogo norte-americano, Barack Obama, que participe na cimeira sobre as alterações climáticas a decorrer em Copenhaga, noticiou hoje o Financial Times.

Em entrevista ao jornal britânico, Lula da Silva, declarou que pedirá ao Presidente norte-americano Barack Obama, na próxima semana, e a outros líderes mundiais que participem na cimeira de Copenhaga, com o objectivo de salvar a reunião de um eventual falhanço e de superar a estagnação das negociações

"Talvez não cheguemos a um acordo por causa de uma deficiência de liderança global", disse Lula da Silva, acrescentando que "as discussões foram passadas para os conselheiros, mas é melhor que os que digam, sim ou não, sejam os primeiros-ministros e presidentes".

Lula da Silva nomeou Hu Jintao, presidente da China, e Manmohan Singh, primeiro-ministro da Índia, como participantes-chave da cimeira e disse que também participará na reunião se outros líderes também o fizerem.

O Presidente brasileiro não apresentou os compromissos do Brasil para reduzir as emissões de CO2, que causam o efeito estufa.

Lula da Silva também pediu aos países ricos que se comprometam com uma maior ajuda em dinheiro para que os países mais pobres consigam reduzir as suas emissões de CO2.

A cimeira sobre o clima acontecerá em Dezembro em Copenhaga, na Dinamarca.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.