Açoriano Oriental
Lula pede a Obama para estar presente na Cimeira de Copenhaga
O Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, vai pedir ao seu homólogo norte-americano, Barack Obama, que participe na cimeira sobre as alterações climáticas a decorrer em Copenhaga, noticiou hoje o Financial Times.
Lula pede a  Obama para estar presente na Cimeira de Copenhaga

Autor: Lusa/AO Online

Em entrevista ao jornal britânico, Lula da Silva, declarou que pedirá ao Presidente norte-americano Barack Obama, na próxima semana, e a outros líderes mundiais que participem na cimeira de Copenhaga, com o objectivo de salvar a reunião de um eventual falhanço e de superar a estagnação das negociações

"Talvez não cheguemos a um acordo por causa de uma deficiência de liderança global", disse Lula da Silva, acrescentando que "as discussões foram passadas para os conselheiros, mas é melhor que os que digam, sim ou não, sejam os primeiros-ministros e presidentes".

Lula da Silva nomeou Hu Jintao, presidente da China, e Manmohan Singh, primeiro-ministro da Índia, como participantes-chave da cimeira e disse que também participará na reunião se outros líderes também o fizerem.

O Presidente brasileiro não apresentou os compromissos do Brasil para reduzir as emissões de CO2, que causam o efeito estufa.

Lula da Silva também pediu aos países ricos que se comprometam com uma maior ajuda em dinheiro para que os países mais pobres consigam reduzir as suas emissões de CO2.

A cimeira sobre o clima acontecerá em Dezembro em Copenhaga, na Dinamarca.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados