Açoriano Oriental
Lula da Silva termina em Portugal périplo por cinco países
O presidente brasileiro, Lula da Silva, inicia hoje um périplo por cinco países - Rússia, Catar, Irão, Espanha e Portugal, com uma agenda diversificada que engloba desde interesses comerciais ao polémico programa nuclear iraniano, passando pela questão hondurenha.
Lula da Silva termina em Portugal périplo por cinco países

Autor: Lusa/AO Online

Em Lisboa, última etapa da viagem, Lula da Silva participa, a 19 de Maio, na X Cimeira Luso-Brasileira, que se realiza, segundo o porta-voz da Presidência do Brasil, Marcelo Baumbach, num "ambiente de novas oportunidades criadas pelo fluxo crescente de investimentos brasileiros em Portugal".

Baumbach destacou também que há novas oportunidades de negócios para empresários portugueses no Brasil no contexto do Mundial de 2014 e das Olimpíadas de 2016.

A Cimeira Luso-Brasileira dará ênfase à cooperação nas áreas de ciência, tecnologia e inovação e de energias renováveis.

A projeção da língua portuguesa no mundo merecerá também destaque especial, da mesma forma que a cooperação trilateral com países africanos, nomeadamente no setor de energia.

Na área cultural, deverá ser definido que 2011 será o Ano de Portugal no Brasil e 2012, o Ano do Brasil em Portugal, informou o porta-voz presidencial.

Lula da Silva chega a Lisboa às 16:15 horas locais do dia 19, após participar em Madrid na VI Cimeira América Latina e Caraíbas - União Europeia.

Antes da reunião com o Primeiro-ministro José Sócrates, marcada para 19:00 horas, o chefe de Estado brasileiro encontrar-se-á com o presidente de Portugal, Cavaco Silva.

O presidente Lula regressa ao Brasil na mesma quarta-feira, logo depois do jantar oferecido por Sócrates.lula

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados