Açoriano Oriental
Escola
Escola Básica e Secundária da Povoação

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

LTA na Polónia, no âmbito do projecto iCulture


image

Entre 28 de Março e 1 de Abril, decorreu a mobilidade à Polónia, no âmbito do projecto iCulture, do programa Erasmus +.

Nesta mobilidade, a EBS da Povoação foi representada pelos alunos Miguel Casado (9.º 2), Miguel Moniz (11.º A) e Pedro Casado (9.º 2), acompanhados das professoras Carla Moreira e Telma Bernardes. Além de Portugal e da Polónia, integram o projecto escolas da França, da Itália e da Noruega. Os alunos participaram nas actividades (LTA – Learning and Training Activities), organizadas pela escola anfitriã, o Katolickie Liceum Ogolnoksztalcace im. Romualda Traugutta w Chojnicach, localizada na cidade de Chojnice. Chojnice é uma cidade no noroeste da Polónia, na região da Pomerânia, com cerca de 40000 habitantes.  

As actividades do primeiro dia centraram-se no contacto com a realidade escolar e local, bem como na promoção da interacção dos estudantes uns com os outros, terminando com um concerto de solidariedade com a Ucrânia, intitulado ‘Not to be indifferent’, cuja intérprete, Hanna Tiekuczewa, é uma jovem ucraniana residente na Polónia há cerca de sete anos.

Nos dias seguintes, as actividades voltaram-se para o tema ‘teatro’, principal foco desta mobilidade, e, após a realização de um Kahoot sobre a história do teatro dos cinco países que integram este projecto (actividade vencida pela equipa portuguesa), os alunos participaram em diversos workshops sobre o tema, na Chojnice House of Culture, dinamizados pelo encenador Grzegorz Szlanga e pelo actor Piotr Rutkowski. Estas actividades alternaram com um piquenique nas margens do lago Charzyków e com apresentações de música e dança polacas dos séculos XVI e XVII e de folclore cassubiano. Os cassubianos são um grupo étnico eslavo que vive na região noroeste da Polónia, descendente de uma antiga tribo que ali terá chegado há mais de 1500 anos. Este grupo tem a sua própria língua, o cassubiano, actualmente falado por cerca de 50000 pessoas. É uma língua minoritária na Polónia, que goza de protecção legal e que é ensinada nas escolas.

O último dia foi dedicado à visita à cidade de Gdansk, capital da Pomerânia, cidade localizada na foz do rio Vístula, junto ao Mar Báltico, rica em arquitectura gótica, capital do âmbar e marcante na história da Polónia. Além do centro histórico da cidade, os participantes visitaram o Museu da Solidariedade, que se localiza no antigo Estaleiro Naval de Lenine, onde, em 1980, nasceu o movimento sindical conhecido por ‘Solidariedade’ que, liderado por Lech Walesa e utilizando o método da resistência civil não violenta, fez avançar a causa dos direitos dos trabalhadores e, após vários anos de luta, levou ao fim do Comunismo na Polónia. Lech Walesa, que recebeu o Prémio Nobel da Paz em 1983 e que viria a ser Presidente da República da Polónia entre 1990 e 1995, encontrava-se no seu gabinete no Museu da Solidariedade no dia da visita e os participantes tiveram o prazer de o cumprimentar e tirar algumas fotografias com ele, terminando a mobilidade ‘em grande’.

Neste momento, a EBS da Povoação prepara a mobilidade à Noruega, que terá lugar entre os dias 30 de Maio e 3 de Junho.

 

AO Escolas

Oferta Formativa da EFTAZORES
Aos já habituais cursos nível IV de Cozinha/Pastelaria e de Restaurante/Bar, junta-se o de Alojamento Hoteleiro no próximo ano lectivo.
 
Escola de Formação Turística dos Açores
Noite da Comunidade - 26/04/2024 - Povoação
A Biblioteca Escolar da EBS da Povoação está a organizar a 2ª edição da Noite da Comunidade.
 
Escola Básica e Secundária da Povoação
A Seleção Artificial dos bovinos nos Açores
As turmas do 12ºA e B aceitaram o convite do técnico Carlos Ferreira para conhecerem in loco , no dia 16 de janeiro, a atividade da Associação Agrícola de S. Miguel na área da reprodução assistida dos bovinos na região. Esta área de atividade da Associação, embora pouco divulgada na população em geral, apresenta atualmente uma dinâmica e relevância surpreendentes neste setor.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Tenhamos a humildade e inteligência de preferir sempre a democracia"- Marcelo
O Presidente da República defendeu hoje a escolha pela democracia, mesmo que imperfeita, contra a ditadura, argumentando que são democracias as sociedades mais fortes e lembrando que antes do 25 de Abril não havia um hemiciclo de escolha popular.
 
Treinador Sérgio Conceição renova com o FC Porto até 2028
O treinador Sérgio Conceição prolongou contrato com o FC Porto por mais quatro épocas, até junho de 2028, anunciou hoje o vice-campeão nacional de futebol, na antevéspera das eleições ‘azuis e brancas’ para o quadriénio 2024-2028.
 
PSD elogia Marcelo por lembrar figuras históricas da democracia e salienta apelo ao diálogo
O líder parlamentar do PSD elogiou hoje o discurso do Presidente da República no parlamento por evocar as principais figuras da história democrática nacional e salientou os apelos ao diálogo e à construção de políticas públicas.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados