Autor: Miguel Bettencourt Mota
Há cerca de um ano, quando falava com o Açoriano Oriental por altura da inauguração do novo estabelecimento comercial, em Ponta Delgada, o gerente reconhecia ter dificuldade em definir que perfil de consumidor procurava as ‘Rusticas’.
“Tendo em conta a experiência na ilha, de tão abrangente que é não consigo delinear qual o meu mercado. Tanto consigo satisfazer um hippie, como satisfaço um executivo”, dizia Fábio Oliveira.
A abrangência,
no que à clientela diz respeito, ter-se-á mantido desde que o lojista
falou pela primeira vez a este jornal. O que se impôs, entretanto, foi
tornar maior a ‘montra’ para aquela que é uma marca de calçado com
declarada inspiração medieval e totalmente concebida em São Miguel.
“A
Pele e Osso lança este site como forma de internacionalizar as
‘Rusticas’ porque ao longo do tempo a loja tem registado um bom
‘feedback’ por parte das pessoas que nos procuram, quer na loja, quer
pelas redes sociais”, explicou Fábio Oliveira, que desenhou e criou o
calçado.
Também artesão, folgou em ver o turismo levar na bagagem aqueles sapatos ‘fora do convencional’ e em registar que, de além-mar, a procura crescia como consequência natural dessas mesmas vendas.
“Tios, primos, amigos e conhecidos diziam: que lindos sapatos! Depois queriam comprar, mas o Facebook, na verdade, não é o melhor canal para vendas”, sinalizou o proprietário da loja, localizada na rua de Pedro Homem.
Por esse mesmo motivo - e agora que” as Rusticas têm uma logística completa e que vai da produção à entrega” - investir num espaço online tornou-se tão mais justificável e premente.
Hoje, quem digitar www.rusticas.pt
num motor de busca da internet vai poder inteirar-se sobre as
condições de envio, consultar preços e aceder de forma rápida à nova
coleção da marca.
É designada de ‘colourful’ e, à semelhança de
anteriores edições, as sandálias assumem um estilo “Hippy-Fashion e Etno
Chic”, referiu Fábio Oliveira, elencando as cinco categorias em que se
encontram divididas: “faster; elastic; grab; posh e stretch”.
Pele e Osso mantém aposta na divulgação cultural
Na
Pele e Osso, a marca de calçado Rusticas não é a única que consta por
entre os vários produtos da loja. Há ainda malas, cintos, carteiras e
outros artigos trabalhados em pele naquele atelier, que dá também espaço
para que alguma da cultura que se produz em São Miguel possa lá ser
exposta.
Ainda que não tenha a pretensão de se assumir como uma
galeria de arte, o estabelecimento comercial de Fábio Oliveira já
acolheu, por exemplo, os trabalhos do artista Stephane Bourbeau e, neste
momento, tem patente os de Marc Garcia.