Açoriano Oriental
Livro infantil “O mar e a pesca” entregue à ACAPO

O diretor regional das Pescas, Luís Rodrigues, visitou esta segunda-feira a Delegação dos Açores da Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) em Ponta Delgada, onde realizou a entrega de exemplares do livro infantil “O mar e a Pesca”, em braille.


Autor: Ana Carvalho Melo

“No dia do livro infantil, a Direção Regional dasPescas, que tem vindo junto das escolas a implementar uma estratégia de sensibilização para a importância da sustentabilidade do mar e dos recursos marinhos, procura participar nesta celebração entregando um livro sobre o mar à ACAPO”, afirmou Luís Rodrigues.

Para o responsável a entrega desta obra infantil realiza-se no âmbito da estratégia que a Direção Regional dasPescas tem vindo a desenvolver junto das escolas com o objetivo de alertar para a importância da sustentabilidade. “Esta estratégia aborda a água e os oceanos, assim como a forma como os estamos a explorar ou a utilizar para colocar o que não nos interessa, uma vez que muitas vezes o oceano está a ser usado como caixote de lixo”, explicou.

O livro infantil “O mar e a Pesca” é uma obra direcionada para os jovens do 1º ciclo, editado pela Vianapesca OP.

A personagem principal história é o “Farol Sabichão” que “sabe tudo sobre o mar, as espécies piscícolas, as artes de pescas, entre muitos outros temas” e que, “tira todas dúvidas aos amiguinhos, o “Luisinho”, a “Pica” (gaivota), e o “Boínhas” (cão)”.

Refira-se que a Vianapesca é uma das maiores cooperativas de pesca em Portugal, sediada em Viana do Castelo cidade característica do Norte de Portugal, banhada pelas águas do oceano Atlântico e ricas em pescado.

A Vianapesca é composta por uma frota de pesca com 400 embarcações na sua maioria artesanais com um baixo volume de capturas reportadas, cerca de 9000 toneladas ano, um volume que evidencia a dimensão artesanal de uma frota tradicional e com métodos de captura responsáveis.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados