Açoriano Oriental
Líderes europeus dão luz verde a "Plano Juncker"
Os líderes da União Europeia (UE) deram hoje, em Bruxelas, o aval ao Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE), conhecido como "Plano Juncker", que pretende estimular a economia europeia com uma verba de 315 mil milhões de euros.
 Líderes europeus dão luz verde a "Plano Juncker"

Autor: Lusa/AO Online

A luz verde dos chefes de Estado e de Governo da UE, que estão reunidos hoje e sexta-feira, segue-se à aprovação do FEIE, na quarta-feira, pelo Parlamento Europeu, por uma maioria de 464 votos contra 131 e 19 abstenções.

O novo instrumento visa financiar projetos viáveis que não se consigam aprovar nos fundos atuais, nem financiar pelo mercado, e deverá estar operacional no final do verão.

A proposta de regulamento que cria o FEIE, apresentada por Jean-Claude Juncker em 13 de janeiro passado, tem por objetivo mobilizar financiamentos adicionais para o investimento, que caiu cerca de 15% na UE desde 2007 devido à crise económica e financeira.

Portugal é um dos Estados-membros em que o nível de investimento mais caiu, cerca de 36%.

O plano de investimentos da Comissão Europeia tem como suporte um novo fundo de investimento - que deverá estar operacional até junho - dotado de 21 mil milhões de euros, sendo 16.000 milhões de euros de garantias do orçamento da União Europeia e 5.000 milhões de euros de dinheiro do Banco Europeu de Investimento, a partir do qual o executivo comunitário acredita que serão atraídos investidores privados para cofinanciarem os projetos, pelo que por cada euro de dinheiro de garantia pública estima que serão mobilizados 15 euros.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados