Ucrânia

Líder separatista de Donetsk morto em explosão num café da cidade


 

Lusa/Ao online   Internacional   1 de Set de 2018, 03:21

 O líder dos separatistas pró-russos da região de Donetsk, no leste da Ucrânia, Alexander Zakharchenko, foi morto esta sexta feira numa explosão num café no centro da capital regional, anunciou a agência dos rebeldes.

“O dirigente da República Popular de Donetsk, Alexander Zakharchenko, morreu num ataque terrorista”, anunciou a agência DAN, acrescentando que as “circunstâncias estão a ser averiguadas”.

A explosão registou-se cerca das 17:30 locais (15:30 em Lisboa) num café do centro da cidade de Donetsk, capital da região com o mesmo nome.

Antigo mecânico e depois empresário, Zakharchenko foi um dos comandantes dos separatistas desde o início do conflito com o exército ucraniano, em abril de 2014.

Em novembro, meses depois de os territórios rebeldes do leste da Ucrânia proclamarem a independência, Zakharchenko foi eleito presidente da “República Popular de Donetsk” com 81% dos votos.

Vários comandantes separatistas têm sido mortos nos últimos anos, em atos que os separatistas atribuem aos serviços especiais ucranianos.



Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.