Açoriano Oriental
Líder do PSD/Açores quer dar dimensão económica às relações com a diáspora
O líder do PSD/Açores defendeu que é necessário dar dimensão económica às relações com a diáspora açoriana radicada nos Estados Unidos e Canadá, visando captar investimento externo e exportar produtos da região
Líder do PSD/Açores quer dar dimensão económica às relações com a diáspora

Autor: LUSA/AO online

"Esta reunião com a Associação dos Emigrantes Açorianos teve a ver com a dimensão da área económica que, como presidente de um futuro Governo dos Açores, quero incutir no relacionamento com a diáspora", declarou Duarte Freitas.

O cabeça de lista pelo círculo eleitoral de São Miguel nas legislativas regionais de 16 de outubro declarou que foi debatida a pormenorização, com a direção da Associação dos Emigrantes Açorianos, de como se poderá avançar para a dimensão económica que defende no relacionamento com a diáspora, acrescentando que foram apresentadas ideias “muito interessantes”.

A maior parte dos emigrantes portugueses radicados nos Estados Unidos e Canadá são predominantemente de origem açoriana, tendo a grande vaga de emigração ocorrido na década de 60 do século XX.

“Além da componente cultural e histórica do relacionamento que temos com a diáspora, queremos implementar no futuro esta componente económica”, frisou o dirigente social-democrata.

Duarte Freitas considerou que as vantagens económicas terão também lugar para a diáspora, porque os Açores “têm muito potencial em termos comerciais” e constituem uma “porta de entrada” para a União Europeia.

O presidente dos sociais-democratas açorianos voltou a defender o desenvolvimento de núcleos empresariais junto das comunidades emigrantes, a par da “desburocratização e facilitação" do investimento nos Açores.

“Essa vertente económica pode ser extraordinariamente importante para a captação de investimento externo e para as nossas exportações, com benefícios mútuos para os açorianos que vivem cá nas nossas ilhas e para os que estão na diáspora e que já possuem algum trabalho desenvolvido na área económica e social”, afirmou.

O líder do PSD/Açores, que tem vindo a defender a colocação da Direção Regional das Comunidades sob tutela da Economia, considerou que esta intenção “vai muito para além” do Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento (TTIP) entre os Estados e Unidos e a União Europeia, bem como com o Canadá.

“Trata-se de um relacionamento próximo em que queremos aproveitar sinergias entre a diáspora e os Açores, captando investimento dos nossos emigrantes, desde logo para a região, e criando, também, oportunidades para que os nossos produtos possam exportados para os EUA e Canadá”, concluiu Duarte Freitas.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados