Açoriano Oriental
Covid-19
Líder do PSD/Açores acusa Autoridade de Saúde de "graves falhas de comunicação"

O líder do PSD dos Açores, José Manuel Bolieiro, acusou o responsável máximo da Autoridade de Saúde Regional, Tiago Lopes, de "graves falhas de comunicação" com o "resvalar para uma certa desumanidade e deslealdade, mesmo que não intencionais".

Líder do PSD/Açores acusa Autoridade de Saúde de "graves falhas de comunicação"

Autor: Lusa/AO Online

"A comunicação de ontem [quinta-feira] revela esgotamento, com o resvalar para uma certa desumanidade e deslealdade, mesmo que não intencionais. Desumana para com as famílias das vítimas, pois podem ter ficado com a ideia de que nem tudo teria sido feito para melhor cuidar e salvar os seus idosos. Desleal para com os profissionais de saúde, que cumprem com ética o seu dever deontológico e o protocolo a que estão submetidos", declarou Bolieiro, em nota enviada à agência Lusa.

Na quinta-feira, na conferência de imprensa de balanço da situação da Covid-19 na região, Tiago Lopes foi questionado sobre o facto de a maior parte dos 15 utentes que morreram na região não ter sido admitida numa unidade de cuidados intensivos.

O responsável disse que a maioria destes utentes tinha mais de 70 anos, maior vulnerabilidade para infeções respiratórias e outras patologias crónicas.

“São pessoas cujo prognóstico em alguns dos casos já era reservado à partida, logo no momento da admissão na unidade hospitalar. […] Em alguns dos casos, quer por via de essa condição de doença não justificar – são aquelas decisões das equipas de saúde – o investimento e a submissão da pessoa, se calhar, a um maior sofrimento de colocá-la com medidas mais invasivas numa unidade de cuidados intensivos […], não se chegou a registar esses óbitos nas unidades de cuidados intensivos”, acrescentou.

Para o presidente do PSD/Açores, "não é justo" para com os profissionais de saúde "que seja posta em causa, por graves falhas de comunicação do diretor regional da Saúde, a sua dedicação e competência profissional, numa altura em que são os verdadeiros soldados da linha da frente" do combate à pandemia.

Para Bolieiro, "urge garantir um plano de comunicação diária, que, além de relatar acontecimentos, dê informação e orientação geral e específica sobre o que fazer e o que não fazer".

"Há escolas que já vão iniciar, a partir de segunda-feira, aulas presenciais, e precisam de informação e orientação clara e objetiva sobre o que devem e o que podem fazer, e saber que meios de responsabilidade pública têm ao seu dispor, para acautelar a saúde pública, da respetiva comunidade educativa", prosseguiu o social-democrata.

E concretizou: "O nosso entendimento é o de que está na hora de reformular essa comunicação diária assumida em exclusivo pela Autoridade de Saúde pública regional e ser partilhada com a responsabilidade política do governo, como aliás acontece a nível nacional. E pontualmente acompanhar-se dos responsáveis diretos de cada serviço sob análise".

Desde o começo do surto que o responsável da Autoridade de Saúde dos Açores, Tiago Lopes, também diretor regional de Saúde, apresenta todos os dias em conferência de imprensa os dados da evolução da pandemia na região.

Na mensagem de hoje, José Manuel Bolieiro deixa também uma palavra solidária para com as famílias das pessoas infetadas com a covid-19 que morreram, lamentando "a sua dor pela perda e pela confusão a que têm sido sujeitos, quanto ao apoio social que merecem, tendo em conta as contradições a que foram submetidos, em particular no caso do lar de idosos do Nordeste".


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados