Açoriano Oriental
Líder do PS/Açores anuncia medidas para jovens, famílias e idosos

O líder do PS/Açores, Vasco Cordeiro, anunciou este domingo a criação de medidas para ajudar os jovens a encontrar emprego, os pais que querem conciliar o trabalho com a vida familiar e os idosos que necessitam de cuidados ao domicílio.

Líder do PS/Açores anuncia medidas para jovens, famílias e idosos

Autor: Lusa/Ao online

“O Partido Socialista dos Açores está pronto e responde ‘presente’ ainda mais motivado, ainda mais empenhado, ainda mais determinado em, pelos Açores e com os açorianos, vencer os desafios que estão pela nossa frente”, adiantou.

O líder regional socialista, que é presidente do Governo Regional dos Açores desde 2012, falava no encerramento do XVII Congresso Regional do PS/Açores, que decorreu na Praia da Vitória, na ilha Terceira.

Entre outras medidas, Vasco Cordeiro anunciou a criação de um programa de apoio aos jovens universitários, para ajudá-los a criar a sua própria empresa, fomentando o empreendedorismo.

“Esta medida que agora vos anuncio de criação de um programa de apoio a jovens universitários [abrange] as fases da ideia de negócio, do plano de negócio, de criação da empresa e de acompanhamento personalizado da sua atividade durante os primeiros anos de atividade”, avançou.

Aos jovens até aos 29 anos, com a escolaridade obrigatória e desempregados há mais de três meses, será dada, segundo o líder regional socialista, “oportunidade de ter uma formação em contexto de trabalho nos setores estratégicos para a região", sendo o objetivo final a sua "integração profissional nestes setores”.

Vasco Cordeiro anunciou ainda a criação de um “projeto-piloto” que dá uma resposta integrada de creche e atividades de tempos livres (ATL), numa fase inicial nas ilhas São Miguel, Terceira e Faial, e que funcionará entre as 07:00 e a 01:00, para ajudar os açorianos a “conciliar a vida profissional com as suas responsabilidades como pais”.

O líder socialista propôs, por outro lado, a criação de uma medida para ajudar os trabalhadores que não encontram emprego na sua ilha e os empresários que não encontram mão de obra.

“A criação da medida Move Emprego vai apoiar os açorianos e as empresas a contratarem trabalhadores ou a procurar ofertas de emprego noutra ilha, em setores e ilhas carenciadas desses recursos, apoiando a mobilidade regional interna para setores carenciados de recursos humanos ou ilhas com redução demográfica”, revelou.

Já no que diz respeito ao apoio às pessoas idosas ou dependentes, Vasco Cordeiro disse que será criada uma “bolsa de cuidadores formais” e que os cuidados domiciliários terão horários diários alargados e serão disponibilizados aos fins de semana.

O dirigente socialista anunciou ainda a distribuição “até ao final do próximo ano” de 30 novas ambulâncias pelas corporações de bombeiros da região.

Aos mais de 300 delegados socialistas presentes no Auditório do Ramo Grande, na Praia da Vitória, Vasco Cordeiro deixou um aviso de que a confiança dos açorianos é apenas “depositada” no PS e “não se renova apenas de quatro em quatro anos”, por isso deve ser alimentada e renovada “todos os dias”.

“Dentro e fora deste congresso, não pode restar a menor dúvida, para nós, Partido Socialista: para cada desafio queremos construir uma vitória, para cada necessidade queremos uma resposta, para cada dificuldade trabalharemos para ter uma solução”, frisou.

Vasco Cordeiro foi reeleito para um terceiro mandato como presidente do PS/Açores em junho, com 97,89% de votos a favor.

A moção de orientação global “Pelos Açores Com os Açorianos”, que apresentou no congresso, foi aprovada por unanimidade.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados