Açoriano Oriental
Lesados do BES manifestam-se em Lisboa para exigir o dinheiro investido em papel comercial
Dezenas de clientes que subscreveram papel comercial do Grupo Espírito Santo (GES) estão hoje a manifestar-se em frente ao Centro de Congressos de Lisboa exigindo o dinheiro investido em papel comercial no Banco Espírito Santo (BES).
Lesados do BES manifestam-se em Lisboa para exigir o dinheiro investido em papel comercial

Autor: Lusa / AO online

 

O protesto estava marcado para as 11:30, mas os manifestantes começaram a chegar mais cedo, empunhando cartazes com frases como “E agora como explico ao meu filho que deve poupar?”, “A Presidência da República defende os gatunos do sistema financeiro, quem defende os portugueses?” e “Carlos Costa, amigo de Salgado”.

O parque de estacionamento em frente ao Centro de Congressos de Lisboa (antiga FIL), na Junqueira, está vedado com grades de ferro e há um forte dispositivo policial no local.

As associações de lesados fizeram, nas últimas semanas, protestos em várias cidades do país, como Braga, Leiria, Viseu, a exigirem soluções para estes clientes.

Relativamente aos 3.000 clientes lesados pelo papel comercial das empresas não financeiras do Grupo Espírito Santo, a 03 de março, o presidente do Novo Banco, Stock da Cunha, fez questão de sublinhar que não é uma dívida da instituição financeira, mas sim de entidades externas, sendo que só o Banco de Portugal pode resolver a questão.

A 03 de agosto de 2014, o Banco de Portugal tomou o controlo do BES, após a apresentação de prejuízos semestrais de 3,6 mil milhões de euros, e anunciou a separação da instituição em duas entidades: o chamado banco mau (um veículo que mantém o nome BES e que concentra os ativos e passivos tóxicos do BES, assim como os acionistas) e o banco de transição que foi designado.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados