Açoriano Oriental
Lançados cinco mísseis terra-mar e terra-terra em manobras militares no Irão
A Guarda Revolucionária iraniana lançou hoje cinco mísseis terra-mar e terra-terra no âmbito das manobras militares que realizam desde quinta feira nas águas do Golfo Pérsico e estreito de Ormuz, anunciou a televisão estatal.

Autor: Lusa / AO online

A fonte, citada pela EFE, não deu detalhes, afirmando apenas que os projeteis foram lançados "com êxito" e em simultâneo.

O almirante daquele corpo de elite das Forças Armadas iranianas, Morteza Saffari, explicou sábado que os mísseis dão uma "versão melhorada" da chamada classe "Naser".

Segundo o almirante, trata-se de um míssil de cruzeiro e curto alcance que pode ser lançado de uma base em terra como de um barco de guerra.

"Peritos em defesa (iraniana) melhoraram o poder e o grau de alcance destes mísseis e testemunharemos a sua eficácia na próxima fase das manobras", sublinhou Saffari, citado pela agência de notícias Fars.

Forças navais, terrestres e aéreas da Guarda Revolucionária iniciaram quinta feira uma série de manobras militares no estreito de Ormuz, um das principais vias de trânsito de petróleo e gás do mundo.

De acordo com o general daquela força militar, Hussein Salami, o objetivo dos exercícios é demonstrar a influência regional que tem o seu país numa zona de trânsito, onde passa por ano um quinto do comércio mundial de combustíveis fósseis.

Estas são as quartas manobras militares que aquela força militar realiza nos últimos nove meses e realizam-se em plena escalada de tensão entre a comunidade internacional e o Irão por causa do controverso programa nuclear iraniano.

Os Estados Unidos e as principais potências da União Europeia, além de outros países, acusam o regime iraniano se esconder, sob seu programa civil, outro de natureza clandestina e com ambições bélicas, cujo objetivo seria adquirir um arsenal atómico. Teerão nega estas acusações.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados