Açoriano Oriental
Kerry diz que "é provável" reunião com MNE russo em breve
O secretário de Estado norte-americano considerou hoje provável uma reunião em breve com o seu homólogo russo sobre a Síria, quando as duas potências discutem há várias semanas uma eventual cooperação militar para combater os 'jihadistas' naquele país
Kerry diz que "é provável" reunião com MNE russo em breve

Autor: LUSA/AO online

"De facto, estamos neste momento em conversações, que decorrem há várias semanas, e espero que estejamos prestes a concluí-las, de uma forma ou de outra”, declarou John Kerry numa conferência de imprensa em Nairobi.

“Nos próximos dias, as nossas equipas (norte-americana e russa) vão reunir-se e, em função do resultado das conversações, é muito possível, provável mesmo, que o ministro dos Negócios Estrangeiros [Serguei] Lavrov e eu nos encontremos”, acrescentou.

O chefe da diplomacia norte-americano precisou, contudo, que tal decisão será tomada em função do ponto em que Washington e Moscovo estiverem nos próximos dias.

Kerry emitiu estas declarações quando lhe perguntaram a sua opinião sobre o anúncio hoje pelo Governo iraniano do fim dos ataques aéreos na Síria pela Rússia a partir do aeródromo militar iraniano de Hamedan.

O governante norte-americano não quis comentar esse anúncio, dizendo aos jornalistas que deveriam abordar o assunto com os dirigentes russos e iranianos.

Os Estados Unidos e os seus parceiros da coligação internacional que combate o grupo extremista Estado Islâmico (EI) efetuam há dois anos bombardeamentos sobre a Síria e o Iraque, enquanto a Rússia realiza ataques aéreos desde há quase um ano, para apoiar as forças do Presidente sírio, Bashar al-Assad.

A entrada em jogo de Moscovo na guerra na Síria nunca dissuadiu John Kerry de procurar uma via de cooperação entre Estados Unidos e Rússia.

Numa visita de Kerry a Moscovo em meados de julho, as duas potências chegaram a acordo sobre “medidas concretas”, que foram mantidas confidenciais, para salvar o cessar-fogo e combater os ‘jihadistas’.

O secretário de Estado norte-americano prometeu no fim de julho anúncios para o início de agosto sobre esta eventual colaboração militar entre os dois países.

A 16 de agosto, o porta-voz do departamento de Estado, Mark Toner, deu igualmente conta das discussões em curso: “Continuamos a falar com a Rússia (…) sobre um cessar-fogo nacional sério, uma abertura total à ajuda humanitária e uma retomada das negociações [entre o regime sírio e a oposição] em Genebra”.

O porta-voz referia-se ao plano internacional para encontrar uma solução política para a guerra na Síria.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados