Açoriano Oriental
Juncker sugere Cimeira a 30 de março de 2019, primeiro dia sem Reino Unido

O presidente da Comissão Europeia defendeu hoje a celebração de uma “cimeira especial” a 30 de março de 2019, no primeiro dia “pós-Brexit”, que assinale o nascimento de uma nova União Europeia a 27 mais unida, forte e democrática.

 Juncker sugere Cimeira a 30 de março de 2019, primeiro dia sem Reino Unido

Autor: Lusa/AO Online


Na parte final do seu discurso sobre o Estado da União, proferido perante o Parlamento Europeu, em Estrasburgo, Jean-Claude Juncker abordou a questão do ‘Brexit’, apontando que “29 de março de 2019 será o dia em que o Reino Unido deixará a União Europeia”, num momento que classificou como “muito triste e trágico” na história do projeto europeu.

“Mas devemos avançar, porque o ‘Brexit’ não é tudo, não é o futuro da Europa. A 30 de março de 2019 seremos uma União a 27, e proponho que nos preparemos bem”, disse, lembrando que algumas semanas depois da concretização da saída do Reino Unido terão lugar (em maio) as eleições europeias, “um encontro importante com a democracia europeia”.

Nesse sentido, revelou que já pediu ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, e à Roménia, que assegurará a presidência rotativa do Conselho da UE no primeiro semestre de 2019, que organizem “uma cimeira especial na Roménia a 30 de março”, sugerindo mesmo como cenário “a bela cidade de Sibiu”.

“Será o momento de nos reunirmos para tomar as decisões necessárias à construção de uma Europa mais unida, mais forte, mais democrática”, disse.

Jean-Claude Juncker revelou a sua esperança de que, a 30 de março, “os europeus acordem numa União onde todos defendem os valores europeus, onde todos os Estados-membros respeitam sem hesitações o Estado de direito, e onde ser membro de pleno de direito da União monetária e do Espaço Schengen se tenha tornado a norma para todos.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados