Jubileu da rainha Isabel II inspira Joana Vasconcelos para exposição em Londres


 

Lusa/AO online   Nacional   28 de Set de 2012, 12:44

A monarquia é homenageada por uma peça que a artista plástica Joana Vasconcelos apresentará numa exposição em Londres, numa referência às celebrações do jubileu dos 60 anos de reinado da rainha Isabel II.

A peça, intitulada "Valquíria Crown", dominará a instalação que abrirá a 10 de outubro na Haunch of Venison, galeria que mostrou em 2010 uma retrospetiva da obra da portuguesa.

A coroa real é representada por uma argola com saliências, à qual estão ligados uns tentáculos que descerão do teto, onde será suspensa, pela escadaria do espaço e que se estenderão até outras duas salas da exposição.

A peça, de grande escala, é o mais recente elemento da série "Valquíria", que Joana Vasconcelos iniciou em 2004 usando predominantemente têxteis e recorrendo ao tricô e croché.

Além desta novidade, a artista vai também mostrar quatro trabalhos de uma nova série intitulada "Tetris", numa alusão ao jogo de computador em que é necessário encaixar peças de formas diversas.

As quatro obras têm comum o fato de todos serem cobertas por azulejos: "Tetris Século XVII" usa réplicas de originais daquela época; "Luso Tetris" recorre a temas populares e rurais portugueses; "Luso Waves" faz referências às ondas dos mares que Portugal e o Reino Unido navegaram; e "Tetris Keil" presta homenagem à pintora Maria Keil, cujos azulejos decoram várias estações de metro de Lisboa.

Mas a peça mais curiosa, e que ilustra a publicidade à exposição, é uma escultura feita de ferros de engomar, chamada "A Todo o Vapor #1".

No seguimento de outros trabalhos mecanizados com objetos do quotidiano, também este envolve o movimento dos ferros de engomar superiores, que abrem como pétalas para depois libertarem vapor quando chegam à posição vertical.

A exposição, que se realizará no espaço da galeria recentemente renovado, permanece na capital britânica até 17 de novembro.

Nascida em Paris, em 1971, Joana Vasconcelos é atualmente uma das artistas nacionais mais conhecidas no estrangeiro, o que foi reconhecido pelo convite para expor no Palácio de Versalhes, em França, 15 obras de arte contemporânea, evento que termina no domingo.

Foi também escolhida pela Secretaria de Estado da Cultura para representar oficialmente Portugal na próxima Bienal de Arte de Veneza, em 2013, num projeto comissariado por Miguel Amado.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.