Açoriano Oriental
Jovem produtor da Maia venceu pela primeira vez concurso de vacas

Aos 34 anos, José Pereira, venceu pela primeira vez uma edição do Concurso Micaelense da Raça Holstein Frísia. A vaca com o nome Francisca foi considerada o melhor exemplar da ilha de São Miguel.



Autor: Luís Pedro Silva

A vitória do concurso Micaelense da Raça Holstein Frísia foi atribuída, pela primeira vez, a José Pereira, um jovem produtor de 34 anos, residente na freguesia da Maia.

A vaca Francisca, filha do touro Sanchez, foi a eleita pelo juiz Thomas Kelly, natural da República da Irlanda, como o melhor exemplar que esteve no concurso, em 2018.

“Já participei muitas vezes neste concurso, mas foi a primeira vez que venci o prémio da vaca grande campeã. É um momento muito alto da minha vida e não tenho palavras”, reagiu de forma emocionada o vencedor do concurso, após saber que a sua vaca tinha ganho o prémio mais desejado por todos os lavradores que apresentaram os seus animais nesta competição.

José Pereira ficou “orgulhoso” desta conquista e garante haver “muito trabalho e dedicação” para atingir este resultado.

“Com a qualidade dos animais presentes neste concurso não é fácil atingir esta vitória”, acrescentando que “é preciso trabalhar arduamente para chegar a este nível”.

A vaca grande campeã do concurso micaelense, Francisca, também venceu o prémio do melhor úbere.

O proprietário refere que a base do sucesso “está nos bons cruzamentos genéticos” e define a vaca como um “animal com muita força, bom caráter leiteiro, excelentes pernas, úbere e veias mamárias”.

Foram estas as características valorizadas pelo juiz do concurso, que já participou em provas realizadas na Alemanha, França, Dinamarca, Suécia, Espanha, Reino Unido, Hungria e Polónia.

Thomas Kelly ficou com a tarefa de escolher os melhores animais de cada secção, que passavam para uma segunda fase aonde se escolhia a vaca campeã jovem, vaca campeã intermédia e vaca campeã adulta. Deste conjunto de animais saiu depois a grande vaca campeã.

O concurso das vacas da raça Holstein Frísia arrastou milhares de pessoas, ao longo dos últimos três dias, para o Parque de Exposições da ilha de São Miguel, em Santana, num momento de festa que terminou com a eleição da melhor vaca no sábado à noite.

A vaca vice grande campeã do concurso é propriedade de Nélson Pereira, produtor de 43 anos da freguesia das Feteiras.

“Este animal ganha desde os seis meses prémios neste concurso. Tem vindo sempre a ganhar e a subir de categoria. Acredito que ainda vai chegar ao topo do concurso”, afirmou.

Em comum os dois jovens produtores, proprietários dos dois melhores animais a concurso, está a confiança no setor leiteiro nos Açores.

José Pereira conta em aumentar o número de animais na sua exploração e entrar para o programa das Vacas Felizes da Bel. O mesmo projeto está a ser desenvolvido pelo produtor Nélson Pereira, que está a investir em novos equipamentos para entrar no programa das Vacas Felizes.

“É preciso continuar a trabalhar e a apostar na agricultura. Acredito no futuro da produção do leite”, destacou.

Jorge Rita, presidente da Associação Agrícola de São Miguel, assinalou que este foi um “concurso extraordinário a todos os níveis, com animais de grande qualidade”.

“Os produtores realizam um trabalho invisível no melhoramento da genética, com uma paixão incrível pelos animais, e estivemos perante o melhor concurso de sempre na Região e um dos melhores a nível nacional”, salientou o presidente da associação.


Preço do leite nos Açores merece explicação


O presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, assistiu à final do concurso de vacas na companhia de Ulisses Correia e Silva, primeiro-ministro de Cabo Verde.

“É uma oportunidade para a agropecuária reforçar a colaboração económica entre os Açores e Cabo Verde. Esta é uma das principais áreas de atividade e constitui uma área aonde Cabo Verde necessita de importar bens”, revelou em declarações à rádio TSF-Açores.

O presidente do executivo regional considera que é necessário as indústrias apresentarem uma “explicação muito clara e concreta” sobre o preço do leite pago aos produtores nos Açores.

Vasco Cordeiro lembrou que o preço do leite pago aos produtores nos Açores já esteve próximo dos valores praticados no continente, mas que se voltou a criar uma distância ao longo dos últimos anos.

“Ao nível dos mercados a situação está melhor. A qualidade da matéria prima é uma evidência e é necessário que isto se repercuta também no preço pago ao produtor”, referiu o líder do governo que espera que sejam “encontrados pontos de equilíbrio” entre a produção, indústria e distribuição.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados