Açoriano Oriental
João Vale de Almeida deverá ser nomeado embaixador em Washington
O actual Director-Geral das Relações Externas da Comissão Europeia, o português João Vale de Almeida, deverá ser nomeado quarta feira como novo embaixador da União Europeia em Washington, disse à Agência Lusa fonte comunitária.

Autor: lusa

Esta escolha para a embaixada dos 27 na capital dos Estados Unidos deverá ser aprovada quarta feira, na primeira reunião do novo colégio de comissários europeus que entrou em funções na semana passada.

O lugar é um dos mais importantes e sensíveis da nova estrutura das relações externas da UE que está a ser montada desde a entrada em vigor do Tratado de Lisboa há pouco mais de dois meses.

João Vale de Almeida, um alto funcionário do executivo comunitário, tem 53 anos e antes de assumir o lugar de Director-Geral das Relações Externas da Comissão Europeia foi chefe de gabinete do presidente desta instituição, José Manuel Durão Barroso.

Como embaixador, Vale de Almeida dependerá dos serviços da britânica Catherine Ashton, Alta Representante da UE para a política Externa e de Segurança europeia, que foi nomeada pelos líderes da UE no ano passado.

Vale de Almeida irá substituir o ex primeiro ministro irlandês John Bruton, que terminou o seu mandato como chefe da delegação da UE em Washington no final do ano passado.

João Vale de Almeida começou a trabalhar na Comissão Europeia em 1982 na sua Representação em Lisboa e integrou o Serviço de Porta-Voz em Bruxelas em 1989, sob a égide do Presidente Jacques Delors.

De 1992 a 1994 foi chefe de unidade no Comité Económico e Social das Comunidades Europeias. Entre 1995 e 1997, foi chefe adjunto do Serviço de Porta-Voz da Comissão Europeia, sob a égide do Presidente Jacques Santer, sendo nomeadamente responsável pela coordenação das posições oficiais da UE em matéria de relações externas.

Em 1998, foi nomeado director na Direção Geral da Informação, Comunicação, Cultura e Audiovisual, sendo, a esse título, responsável pelas representações da Comissão nos Estados-Membros e pela informação em relação aos países terceiros.

De maio de 2000 a julho de 2004, João Vale de Almeida foi director na Direcção-Geral da Educação e Cultura, tendo igualmente assumido diversas responsabilidades de carácter transversal nos serviços da Comissão.

João Vale de Almeida é licenciado em história pela Universidade de Lisboa e seguiu uma formação de jornalismo em França, nos EUA e no Japão. Frequentou igualmente cursos de gestão no Reino Unido e em França.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados