Açoriano Oriental
João Lavrador é desde hoje bispo de Angra
João Lavrador é, desde esta terça-feira, bispo de Angra, sucedendo a António de Sousa Braga, que passa a bispo emérito no dia em que completa 75 anos, segundo o sítio na internet Igreja Açores.
João Lavrador é desde hoje bispo de Angra

Autor: Lusa/AO online

 

Natural de Mira, em Coimbra, João Evangelista Lavrador foi nomeado bispo coadjutor de Angra pelo Papa Francisco a 29 de setembro de 2015, tendo tomado posse a 29 de novembro.

É o 39.º bispo de Angra e sucede a António de Sousa Braga, que pediu a sua resignação aos 75 anos, depois de ter sido operado, no ano passado, a um cancro no pulmão.

Seguindo o cânone 409 do Código do Direito Canónico, João Lavrador substitui o anterior bispo de Angra de forma automática, uma vez que já tomou posse como bispo coadjutor.

Numa nota enviada ao sítio na internet Igreja Açores, João Lavrador destacou "o testemunho de bondade, de profunda fé, vasta cultura, de generosidade, de proximidade e da entrega total com que se dedicou à sua tarefa pastoral" do agora bispo emérito de Angra.

"Foi marcante a sua ação pastoral junto dos sacerdotes, dos diáconos, dos consagrados e dos leigos", disse, realçando ainda a "manifesta proximidade e sintonia com as pessoas, qualquer que fosse a sua condição, e a sua capacidade de diálogo com as diversas instituições públicas".

Segundo o prelado, a sociedade açoriana habituou-se a admirar António de Sousa Braga ao longo de quase 20 anos e "a diocese que serviu tão generosamente fica com as suas profundas marcas de bom Pastor que se entregou totalmente pelos seus diocesanos".

António de Sousa Braga vai retirar-se para seminário da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus, em Alfragide (Lisboa).

Numa entrevista à agência Lusa, disse que procurou ao longo dos últimos 20 anos compreender e orientar a religiosidade popular dos açorianos.

"A recordação maior que eu levo é precisamente esta grande sensibilidade que o nosso povo tem em relação à festa do Espírito Santo, de tal maneira que eu considero que o meu apostolado, o meu serviço à Igreja, é precisamente para promover cada vez mais e melhor o Império do Espírito Santo", salientou.

O bispo emérito deverá regressar aos Açores para uma celebração diocesana, no dia 30 de junho, que marcará os 20 anos da sua ordenação episcopal e o início da sua atividade como bispo de Angra.

João Lavrador, que acabou de completar 60 anos, é bispo há nove, tendo sido anteriormente bispo auxiliar do Porto.

Desde que tomou posse como bispo coadjutor de Angra, João Lavrador já percorreu praticamente todas as ilhas dos Açores, tendo participado em duas reuniões do Colégio de Consultores e no último Conselho Presbiteral.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados