Açoriano Oriental
Cinema
James Cameron e Kathryn Bigelow são favoritos aos Óscares
Doze anos depois de "Titanic", James Cameron volta a dominar os Óscares com "Avatar", com nove nomeações, mas este ano tem pela frente a concorrência de "Estado de Guerra", de Kathryn Bigelow, com o mesmo número de candidaturas.

Autor: Lusa / AO online
A fantasia de ficção científica de James Cameron e o "thriller" sobre a guerra no Iraque da ex-mulher, Kathryn Bigelow, estão nomeados em duas das mais cobiçadas categorias dos Óscares: melhor filme e melhor realização.

A cerimónia da 82ª edição dos Óscares está marcada para 07 de Março no Kodak Theatre, em Los Angeles, Califórnia.

James Cameron tem do seu lado uma avultada receita de bilheteira, que suplantou o sucesso de "Titanic", e prémios nos Globos de Ouro, mas Kathryn Bigelow poderá estragar o pleno do realizador canadiano, porque foi eleita a melhor realizadora pelos seus pares da Director´s Guild of America.

"Avatar", um filme sobre a luta pela sobrevivência do povo Na´vi, do planeta Pandora, está ainda nomeado em categorias técnicas, como fotografia, montagem, banda sonora e efeitos visuais.

Já "Estado de guerra" está também indicado em categorias como melhor argumento original, fotografia, banda sonora e montagem.

Até hoje, nenhuma mulher conseguiu vencer um Óscar de melhor realização.

Quentin Tarantino volta aos Óscares com "Sacanas sem lei", que soma oito nomeações, como melhor argumento original, filme e realização.

Com seis nomeações cada estão "Nas nuvens", de Jason Reitman, das quais três são na área da representação - George Clooney, Vera Farmiga e Anna Kendrick - e "Precious", o drama de uma adolescente infeliz e atormentada que procura ser aceite pela sociedade.

A comédia "Up - Altamente", de Peter Docter, é candidata a cinco Óscares, entre os quais de melhor filme e filme de animação.

Pela primeira vez em mais de 60 anos, a Academia de Hollywood decidiu alargar o número de nomeados na categoria de melhor filme de cinco para dez longas metragens.

Além de "Avatar" e "Estado de guerra", estão ainda nomeados "Distrito 9", a animação "Up - Altamente", "Sacanas sem lei", "Um sonho possível", "Nas nuvens", "Uma outra educação", "Precious" e "Um homem sério".
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados