Açoriano Oriental
"Jabulani" começa hoje a rolar na África do Sul
O primeiro Mundial de futebol em África começa hoje, com duas partidas do Grupo A, em Joanesburgo e na Cidade do Cabo, além da cerimónia de abertura, que vai contar com o Nobel da Paz Nelson Mandela.
"Jabulani" começa hoje a rolar na África do Sul

Autor: Lusa/AO Online

Pelas 15:00 (em Lisboa), no Estádio Soccer City, em Joanesburgo, a anfitriã África do Sul e o México vão dar os primeiros toques na bola oficial do torneio, a “jabulani”, que significa “celebrar” em Zulu.

Na hora antecedente ao pontapé de saída será realizado um espetáculo criado pelo músico Lebo M., nascido no Soweto e produtor do filme de animação “Rei Leão”, mas sobre o qual a Federação Internacional de Futebol (FIFA) decidiu manter segredo.

Anunciada foi também a presença do histórico líder sul-africano Nelson Mandela, com 91 anos, 27 dos quais passados nas prisões do antigo regime de segregação racial.

A segunda partida do dia, entre a vice-campeã do Mundo França e o Uruguai, primeira seleção a conquistar a prova, no longínquo ano de 1930, está marcada para as 19:30 (em Lisboa), no Estádio Green Point, Cidade do Cabo.

Frente aos gauleses, o benfiquista Maxi Pereira e o portista Álvaro Pereira vão jogar de início, ao contrário de Jorge Fucile, também jogador do FC Porto.

A seleção lusa, terceira em 1966, quarta em 2006 e “arrumada” na primeira fase em 1986 e 2002, está inserida no Grupo G, juntamente com Brasil, Coreia do Norte e Costa do Marfim, que defronta na estreia, terça feira.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados