Açoriano Oriental
Irão recusa conversações com Estados Unidos durante esperado encontro em Viena

O Irão reduziu hoje as expectativas antes da reunião da próxima terça-feira, em Viena, sobre a disputa do acordo nuclear de 2015, dizendo que “não haverá conversações diretas ou indiretas” com os Estados Unidos.


Autor: Lusa /AO Online

“Não teremos conversações diretas ou indiretas com os americanos em Viena. Vamos negociar com a comissão conjunta e os 4+1 países, e dizer-lhes as nossas exigências e condições para o regresso ao JCPOA [sigla do original inglês para pacto nuclear, Joint Comprehensive Plan of Action]”, sublinhou o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e negociador, Abbas Araqchi.

O funcionário iraniano esclareceu, em declarações aos meios de comunicação estatais, que a delegação iraniana irá reunir-se em Viena com os outros países membros do JCPOA (Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha), mas não manterá qualquer contacto com os Estados Unidos, como tinha sido especulado.

Espera-se que a delegação norte-americana em Viena permaneça fora da sala de reuniões e realize reuniões estruturadas do grupo de trabalho com os outros signatários, mas não com o Irão.

Os EUA retiraram-se unilateralmente do acordo nuclear em 2018, e reinstituíram sanções ao Irão, que, em retaliação, começou em 2019 a reduzir o cumprimento das suas obrigações ao abrigo do pacto, o que limita o programa atómico do Irão.

“A nossa exigência é que os Estados Unidos cumpram primeiro todas as suas obrigações e levantem todas as sanções que impuseram e, depois disso, verificá-las-emos e voltaremos [aos nossos compromissos]”, disse Araqchi.

O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros comentou ainda que as conversações com os chamados 4+1 em Viena são “puramente técnicas sobre as sanções a serem levantadas e as medidas a serem tomadas pelo Irão”.

“Gostaria também de dizer que não aceitamos nenhum plano 'passo-a-passo'. Na nossa opinião, existe apenas um passo, que é a eliminação de todas as sanções que os EUA reinstituíram após a retirada de Donald Trump do acordo”, afirmou.

A chegada do democrata Joe Biden à Casa Branca deu esperança da possibilidade de manter o JCPOA mas, até agora, o progresso é mínimo devido a posições divergentes sobre o plano de Washington para que tanto os Estados Unidos como o Irão tomem medidas sincronizadas para regressar ao pacto.

Sobre as conversações em Viena, o porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, disse ma sexta-feira que elas são “um passo saudável”, embora não esperem um avanço imediato, e que o seu país está aberto a manter conversações diretas com Teerão.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados